Os xaropes caseiros são ótimos para montar uma farmácia natural e, já que é primavera, a terapeuta Rachel Lopes (autora do site cozinhadojardim.com) sugere você preparar o xarope de rosas. “É uma receita de tradição romana e uma das minhas preferidas – sempre tenho um vidro pronto em casa para amenizar tosse e reduzir ansiedade”, diz Rachel.
Segundo a terapeuta, toda vez que utilizamos conhecimentos de cura baseados naquilo que aprendemos com nossos antepassados, estamos aplicando a medicina caseira. “São conhecimentos de povos antigos, geralmente passados de geração em geração. Ou seja, é a sabedoria de nossas avós, que aprenderam com as avós delas, com base na observação do uso e da funcionalidade das plantas.”
A energia das rosas, medida em hertz pela radiestesia, é uma das mais altas na natureza. “São flores que aumentam a energia vital de forma muito ativa e, por isso, são usadas para combater a ansiedade.” Em outras palavras, as rosas harmonizam a energia vital do nosso corpo. Mas o uso do xarope não se restringe ao tratamento complementar de cura.
A preparação também pode ser aplicada na culinária, sobre um sorvete ou pudim cremoso, acrescentada num refresco ou mesmo num drink. Agrega sabor, cor e um toque especial de glamour, com a vantagem de nos aproximar da natureza e nos colocar em sintonia com a estação mais florida do ano.
Dicas para um bom xarope
A qualidade final da receita depende da escolha das rosas. Saiba também quem pode usar e como.
Que tipo de rosa usar: as vermelhas e as cor de rosa são mais perfumadas e liberam mais ativos medicinais do que as brancas, mas qualquer uma delas funciona, desde que estejam frescas. Podem ser rosas grandes ou pequenas.
Cultivo orgânico: é importante tem certeza da procedência da flor, que deve ser cultivada sem nenhum tipo de composto ou defensivo químico.
Uso complementar: o xarope não substitui qualquer medicamento, ou seja, deve ser consumido como auxiliar no tratamento.
Quem não deve consumir: mulheres grávidas e pessoas com diabetes.
XAROPE DE ROSAS CASEIRO
Ingredientes
500 ml de água mineral
500 g de pétalas de rosas orgânicas
350 g de açúcar mascavo
Suco de 1/2 limão
Modo de fazer
Despetale as rosas, lave bem as pétalas e reserve. Ferva a água mineral, adicione as pétalas e desligue o fogo. Abafe a panela com uma tampa e deixe descansar por cerca de 1 hora e meia (não mais do que isso). Coe sem pressionar as pétalas e deixe escorrer totalmente o líquido.
Volte a água das rosas para a panela, junte o açúcar e o limão. Mexa por 5 minutos e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo. Espere amornar e armazene em um vidro escuro (âmbar) bem higienizados. Guarde na geladeira (dura até 6 meses) para consumir aos poucos (1 colher de sopa, de 1 a 2 vezes por dia, durante uma semana) com complemento no tratamento de tosse ou ansiedade.
Rendimento: 1 vidro grande.
Tempo de preparo: 20 minutos (sem o tempo de descanso).
ARTIGOS RELACIONADOS
FITOTERAPIA: O PODER MEDICINAL DAS PLANTAS
É PRIMAVERA: LEVE A FADA AZUL E OUTRAS TANTAS FLORES COMESTÍVEIS PARA SUA COZINHA