carnaval sustentável

CARNAVAL COM MENOS LIXO

7 dicas para tornar a folia mais sustentável


Michele Alves | Feb 21, 2020

Falta pouco para os foliões vestirem a fantasia e irem atrás dos trios elétricos e se divertirem nos bloquinhos. Para grande parte dos brasileiros, esta é a época mais esperada do ano, e também a que mais gera impacto ao meio ambiente. Triste, não? O lixo deixado nas ruas das cidades brasileiras é absurdo. Só no último Carnaval, a Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador recolheu cerca de 1.119 toneladas) de resíduos deixados pelos foliões nas vias públicas da capital baiana. Em São Paulo, a folia de 2019 acumulou 958 toneladas de lixo. Sem falar das garrafas e saquinhos plásticos que vão parar nos bueiros e, por tabela, nos rios e oceanos, agravando as enchentes e acarretando prejuízos à vida marinha por meses e até anos. 

Os foliões não precisam fazer nada de excepcional para mudar esse cenário. As ruas vão ficar mais limpas e bem mais agradáveis para todos curtirem os bloquinhos, se cada um jogar o lixo no lixo. Outras atitudes responsáveis, como usar copos e garrafas retornáveis ou reaproveitar a fantasia de outros Carnavais, também podem tornar a festa mais sustentável e até mais alegre. Separamos algumas dicas que você pode colocar em prática ainda este ano e aproveitar ao máximo a folia, de consciência limpa. 

Jogue o lixo no lixo 

Em períodos de chuvas, como no mês de fevereiro, as enchentes aumentam quando a sujeira nas ruas se encontra com a água.  Latinhas, garrafas, copos, canudos plásticos e acessórios de fantasias entopem bueiros, passam por córregos e, infelizmente, chegam aos oceanos, quando não agravam a situação dos aterros sanitários. Se não existirem lixeiras disponíveis nas ruas, uma alternativa fácil e que faz uma diferença enorme é o folião carregar o próprio lixo de volta para casa, dentro da pochete ou de uma sacolinha, de preferência de pano (tipo ecobag) para evitar mais plástico no planeta. 

Reaproveite a fantasia antiga

Em vez de comprar uma fantasia nova e contribuir com o mercado da moda (é um dos mais poluentes e prejudiciais aos recursos naturais), transforme aquele modelito guardado no fundo do armário desde o último ou penúltimo Carnaval. Você também pode propor uma troca de fantasias entre os amigos. Pode ser divertido e, com certeza, bem mais econômico.  Mas recuse os modelos com pena e pele de animais. Mesmo na reforma da fantasia, use material sustentável. 

Brilhe com glitter biodegradável

A maquiagem de Carnaval pede brilho, mas evite os glitters convencionais, feitos de microplástico, alumínio e outros materiais que poluem os oceanos. Já existem opções disponíveis no mercado de bio-glitters, à base de algas marinhas e pó de mica natural, além de livres de testes em animais. Se quiser, você pode fazer seu próprio glitter natural.

Confeccione confetes naturais 

Assim como o glitter, confete e serpentina são adereços que não podem faltar na festa de Carnaval. Mas prefira versões mais sustentáveis, com papel reciclado. Outra ideia que viralizou nas redes sociais é o confete ecológico, feito de folhas e flores secas. Você pode coletar o material num parque ou rua arborizado e furar com um furador de papel.

Deixe o carro em casa

Se não der para fazer o trajeto a pé da sua casa até o bloco de Carnaval, por questões de distância ou insegurança, vá de transporte público (todo o ano as prefeituras montam um esquema especial de metrô e ônibus para atender os foliões). Outra possibilidade é rachar com os amigos o valor de um táxi ou transporte por aplicativo. Além de economizar, você contribui para reduzir o trânsito e a emissão de gases poluentes nas cidades, e ainda tem a companhia dos amigos, na ida e na volta.

Carregue seu copo retornável 

Vai tomar água (é importante para manter o corpo hidratado), cerveja ou mesmo um drink? Tire da pochete seu copo retornável. Assim, você ajuda a reduzir a quantidade de copos de plásticos (cerca de 720 milhões) descartados todos os dias no Brasil, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos). Esse número é até maior no Carnaval. E, caso você faça questão do canudinho, também leve o seu (existem versões de inox). Esqueceu seus apetrechos? Dê preferência para as bebidas em latinha. O  alumínio é um material reciclável e, se descartado corretamente, pode voltar às prateleiras em até 60 dias. 

KIT CARNAVAL

Cuide do meio ambiente sem deixar de cuidar de você. Dependendo do horário do bloquinho, leve um filtro solar (de preferência físico) na pochete. Tenha também um lencinho de pano, caso precise remover o glitter. Tome bastante água e se alimente bem. Coma frutas e faça refeições saudáveis para ter energia e aproveitar ao máximo os quatro dias de folia.