casa sustentável

7 UTENSÍLIOS PARA UM BANHEIRO “VERDE”

Dicas para você reduzir a produção de lixo plástico também nessa parte da casa


Gabriella Major | Sep 24, 2020

Depois da cozinha, o banheiro é a parte da casa onde mais se costuma gerar resíduos que impactam o meio ambiente, especialmente se os moradores ainda não criaram o hábito de separar o lixo reciclável. Além das embalagens plásticas de sabonete, shampoo e cosméticos, a escova de dente e o aparelho de barbear (também feitos de plástico e outros materiais que demoram décadas para desaparecer da natureza) precisam ser mudados com frequência. Mas dá para você mudar esse cenário escolhendo utensílios de higiene pessoal feitos com material biodegradável, como estes:

Escova de dente plástica > escova de bambu: as escovas convencionais demoram mais de 300 anos para se decompor na natureza – imagine o impacto em escala global, já que cada pessoa troca de escova de dente três vezes no ano, em média. Considerando que hoje somos cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo, o total de escovas descartadas anualmente chega a 21 bilhões. Por isso vale muito a troca pela escova de bambu, 100% livre de BPA, compostável e biodegradável. O descarte é simples: basta enterrar no quintal de casa ou destinar à compostagem.

Shampoo/condicionador tradicional > shampoo/condicionador natural em barra: além de químicos, parabenos e testes em animais, as versões tradicionais utilizam cerca de 80% de água em sua composição e grande quantidade de embalagem plástica. Já o shampoo/condicionador em barra é 100% natural, concentrado, o que torna essa opção mais durável, eco-friendly e livre de substâncias nocivas ao corpo e ao meio ambiente.

Algodão > disco de crochê ou eco pads: natural? Sim. Sustentável? Nem sempre. O cultivo do algodão demanda grandes quantidades de água, agrotóxicos, inseticidas, pesticidas e outros químicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. Troque pelo disco de crochê ou Eco Pads, opção econômica e reutilizável. É legal dar preferência por marcas que utilizam algodão orgânico e sem tingimento sintético. Os discos podem ser usados até 365 dias e, no fim da vida útil, colocados na compostagem. 

Creme dental > pasta de dente sólida: algumas marcas incluem microplásticos na composição do produto, um dos principais poluentes dos oceanos, além do flúor que entra em contato com a água e vai direto para os rios e oceanos, comprometendo a vida aquática. Qual a opção? Existe a pasta de dente sólida, formulada com ingredientes naturais, sem substâncias químicas e os cremes dentais veganos, sem flúor na composição e naturais; todos com embalagens biodegradáveis. 

Aparelho de barbear tradicional > aparelho de barbear de metal: para evitar o plástico dos aparelhos descartáveis, que tal aumentar a vida útil do utensílio apostando em uma versão de metal reutilizável? Com lâminas removíveis, basta substituir por novas (sem jogar o aparelho fora) e contribuir com o meio ambiente. 

Pente plástico > pente de madeira: a segunda opção é 100% natural, ecológica, sustentável e, vamos combinar, muito mais bonita. O pente de madeira ainda tem a vantagem de reduzir o frizz, já o plástico gera eletricidade estática, deixando o cabelo “rebelde”. Procure marcas que usam madeira de reflorestamento, como a Agora Sou Eco

Bucha sintética > bucha vegetal: Já falamos das buchas sintéticas aqui. São feitas de  plástico poliuretano (petróleo) e componentes químicos nada sustentáveis. Não hesite em trocar pela bucha vegetal, que, além de biodegradável e compostável, atua como um esfoliante natural para a pele. 

O QUE MAIS VOCÊ PODE FAZER 

Evite o desperdício de água. Teste seu vaso sanitário, torneira e chuveiro para verificar se não há vazamento. 

Aparelhos econômicos. Vai trocar o chuveiro? Dê preferência aos aparelhos econômicos, com potência média e aquecimento eficaz, que não precisa de muito tempo ligado para atingir uma temperatura agradável. 

Evite banhos longos. Além do desperdício de água, o consumo de energia é muito maior.

Limpeza eco-friendly. Na hora da limpeza, opte por dicas caseiras, como uso de bicarbonato e limão ou produtos sem tantas substâncias químicas (é uma forma de também proteger sua saúde). Aqui no site, você encontra DIYs de desinfetantes caseiros, sabão líquido, laranja com citronela, vinagre e bicarbonato. 

Lâmpadas de LED. O banheiro é um ambiente preferencialmente iluminado e o uso de LED, no lugar de lâmpadas convencionais, pode gerar uma economia de até 80%, dependendo da marca.

ARTIGOS RELACIONADOS

6 UTENSÍLIOS DE COZINHA ECO FRIENDLY

FAÇA SEUS PRODUTOS DE LIMPEZA

COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS: TENDÊNCIA VEIO PARA FICAR