receita

NHOQUE DE BATATA E CÚRCUMA COM MOLHO DE ESPECIARIAS

APRENDA A PREPARAR ESSA RECEITA AYURVEDA, PERFEITA PARA O OUTONO. 


Carol Stoffella | May 31, 2019

Agora no outono, quase inverno, em que os dias são mais curtos, com períodos menores de luz solar, e maior prevalência de doenças (sinusite, gripe, resfriado), a Ayurveda recomenda o consumo de especiarias que reforçam as defesas do nosso corpo e melhoram agni, o fogo digestivo. As especiarias que escolhi para acrescentar nesta receita ainda acrescentam um sabor especial ao nhoque de batata com cúrcuma — um prato que combina muito com os dias de frio.

INGREDIENTES 

Nhoque


4 batatas grandes (se preferir, batata-baroa/mandioquinha) com casca e higienizadas

1 pitada de cúrcuma em pó (de boa qualidade

Sal a gosto

1 xícara (chá/150 g) de farinhas de quinoa e de arroz (as duas na mesma proporção para o nhoque e para enfarinhar a bancada)

1 fio de azeite extravirgem (para untar a frigideira)

Molho

1 dente de alho pequeno picado (ou 1 colher/chá de assafétida)

Ghee (ou azeite para quem é vegano) para refogar

2 colheres (chá) de semente de feno-grego

1 colher (café) de sementes de cominho

1 colher (chá) de semente de coentro

3/4 de colher (chá) de gengibre fresco ralado

4 xícaras (chá) de tomatinho-cereja higienizado

1/4 de beterraba (ou cenoura) pequena, crua

Sal a gosto

Folhas de manjericão fresco higienizadas

1 pitada de canela

1 colher (chá) de pimenta rosa moída na hora

Cogumelos (acompanhamento)

1/2 talo de alho-poró picadinho

Feno-grego a gosto

Ghee (ou azeite) para refogar

5 cogumelos paris (higienize com uma escovinha e o mínimo de água) cortados em 4 partes

Sal a gosto

Salsinha (e/ou coentro) e •Amêndoa crua picadinhas a gosto (para decorar)

MODO DE FAZER

Cozinhe as batatas com a casca (ou sem, se você preferir) no vapor. Assim que estiverem cozidas e ainda bem quentes, amasse até obter um purê.

Misture a cúrcuma e tempere com o sal. Espere amornar e, aos poucos, junte a mistura de farinhas de quinoa e arroz — apenas o suficiente para dar liga e você conseguir moldar bolinhas.

Em uma bancada ou tábua limpa enfarinhada com o restante do mix de farinhas, faça rolinhos com a massa e corte os nhoques.

Espalhe em uma travessa levemente enfarinhada e, aos poucos, grelhe em uma frigideira antiaderente e untada com o azeite. Doure dos dois lados. Reserve em um lugar quentinho.

Para o molho, refogue o alho (ou a assafétida) na ghee (ou azeite). Adicione as sementes e o gengibre e refogue um pouco mais. Coloque os tomatinhos, a beterraba (ou cenoura) e o sal.

Junte 1 fio de água e deixe refogar por mais alguns minutos ou até começar a desmanchar os tomatinhos (se necessário, acrescente mais 1 fio de água). Desligue o fogo e espere amornar.

Reserve alguns tomatinhos mais inteiros e bata o restante do preparo no liquidificador até obter um purê. Adicione a canela e volte para a panela. Leve ao fogo até aquecer e, então, acrescente o manjericão, a canela e a pimenta rosa. Acerte o sal e reserve.

Para os cogumelos (acompanhamento), refogue o alho-poró e o feno-grego na ghee (ou azeite). Junte os cogumelos e o sal e refogue mais um pouquinho. Adicione a salsinha (ou coentro). 

Monte o prato: coloque o molho bem quentinho, disponha o nhoque com os cogumelos e, por cima, mais um pouco de molho. Por cima, coloque manjericão, os tomatinhos reservados e finalize com a amêndoa.

Rendimento: 2 porções.

Tempo de preparo: 50 minutos.

TEMPERO EXTRA PARA KAPHA

Quem tem predominância no dosha kapha que, segundo a medicina Ayurveda, entra em desequilíbrio com facilidade nos dias frio, pode intensificar (nesta e em outras receitas) a dose de feno-grego — especiaria quente que ressalta os sabores amargo, picante e doce, além de prevenir ou aliviar dores de estômago. É ainda benéfico para a pele e o cabelo. O feno-grego deve ser usado em menor quantidade por vata e ainda menos por pitta — os dois outros doshas da Ayurveda.

Como acontece com muitos outros temperos empregados nessa medicina milenar, o feno-grego precisa ser refogado, inteiro ou moído, com um pouco de ghee (ou azeite, no caso dos veganos) antes de ser adicionado aos pratos. Ele combina bem com coentro, cominho, açafrão, erva-doce e gengibre seco.