A safra de maio chegou repleta de frutas deliciosas e ricas em nutrientes. O caqui, excelente fonte das vitaminas A, C e E, permanece suculento e cheio de sabor. Temos também o mamão formosa, rico em fibras e papaína, sendo um super aliado do bom funcionamento do intestino. E, por fim, o abacate fortuna e o avocado – excelentes em gordura anti-inflamatória, além de funcionar de base para receitas deliciosas, salgadas e doces.
Dica VEGMAG: Valorize produtos da safra. Além de mais nutritivos, os preços são mais acessíveis que em outras épocas do ano. Lembre-se também de higienizar todos os alimentos muito bem. Confira o passo a passo para higienização correta aqui.
FRUTAS
Abacate avocado
Abacate fortuna
Atemoia
Caqui
Kiwi nacional
Mamão formosa
Pera willians
Pêssego estrangeiro americano
Quincan
Tangerina pocan
Uva estrangeira red globe
LEGUMES
Abóbora paulista / seca
Abobrinha brasileira
Batata doce amarela
Batata yacon
Berinjela
Cará
Chuchu
Ervilha comum
Inhame
Jiló
Mandioca
Mandioquinha
Pepino comum
VERDURAS
Acelga
Alho poró
Cebolinha
Repolho verde
TIPOS DE ABACATE
Sabia que existem diferentes tipos de abacate? Só no Brasil são produzidos cinco espécies: breda, fortuna, geada, margarida, ouro verde, quintal e hass (tipo de avocado). Segundo a Associação de Produtores de Abacate do Brasil (ABPA), o fortuna é o que tem a polpa mais adocicada.
Foto: Associação Brasileira de Produtores de Abacate (ABPA)
Menor que os demais, o hass (avocado) é também o mais cremoso - por isso o preferido na culinária mexicana – e calórico. "O avocado tem menos água na composição e, por isso, apresenta um valor calórico mais elevado. Mas tem a vantagem de oferecer mais fósforo e potássio", explica a nutricionista Augusta Cuper, pós-graduanda em Nutrição Esportiva, do Rio de Janeiro.
Mas é a gordura boa o nutriente mais importante do avocado e do fortuna, assim como o de todas as outras espécies da fruta. "A gordura do abacate é monoinsaturada, ótima para controlar os níveis de triglicerídeo no sangue e aumentar as taxas do HDL, o “colesterol bom”, além de proporcionar saciedade ao organismo." completa Augusta.