HIGIENIZAÇÃO CORRETA

COMO LAVAR FRUTAS E VERDURAS NA PANDEMIA

Adote cuidados extras também com as embalagens


Eliane Contreras | Apr 14, 2020

Você tem lavado corretamente as verduras, frutas e os legumes para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus? A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, de forma direta (contato com alguém contaminado) e indireta (contato com superfície contaminada). Por isso, neste momento de pandemia, além de lavar muito bem as mãos, infectologistas recomendam lavar todas as frutas e hortaliças antes mesmo de serem armazenadas na geladeira. Higienize também o restante da compra do supermercado ou da feira livre, assim que você chegar em casa. O primeiro passo é jogar as sacolinhas de plástico fora e lavar a ecobag. Saiba também o que usar para higienizar cada produto.

*Lavar com água e sabão

Vidros de conserva (azeitona, cogumelo, latas (milho, ervilha) e embalagens tetra-pack (leite, molho de tomate) e de plástico (produtos de limpeza como detergente e  cloro).

*Passar pano umedecido com álcool 70%

Saquinhos com cereais (arroz, feijão, grão-de-bico, lentilha), produtos de higiene pessoal embalados em plástico o papelão (sabonete, xampu, creme hidratante). Se puder deixar exposto ao sol por um tempinho, ótimo. Do contrário, leve direto para o armário.

*Desprezar os saquinhos

Jogue no lixo os saquinhos de plástico e de papel, assim como as bandejas das frutas, verduras e dos legumes. Alimentos que não podem ser lavados (queijo, por exemplo) deve ser retirado da embalagem e transferido para um recipiente com tampa. Atenção: jogue a embalagem e volte a lavar as mãos antes de tocar o alimento.

*Mergulhar os alimentos em solução de hipoclorito de sódio

Coloque as frutas, verduras e os legumes numa solução de hipoclorito de sódio (4 gotas para cada litro de água) e deixe de 5 a 10 minutos. Em seguida, escorra e lave tudo normalmente em água corrente. Atenção: o cloro para higienizar os alimentos NÃO é o mesmo usado para limpar banheiro ou lavar roupa branca. Leia a embalagem e certifique-se que o produto é próprio para higienizar alimentos.

DICA PARA QUE AS VERDURAS DUREM MAIS

Duas especialistas no assunto ensinam como armazenar as folhas para que elas durem mais tempo na geladeira

“Após higienizar as folhas, deixe-as escorrendo numa peneira ou escorredor de macarrão. Coloque-as ainda úmidas em um saquinho plástico com furos no fundo para não acumular água. Dura de duas a três semanas na geladeira”.

Lidiane Barbosa, consultora de gastronomia funcional e idealizadora do Projeto Crescer e Semear (@cresceresemear). 

“Coloque as verduras lavadas e escorridas dentro de um recipiente. Cubra com um pedaço de papel toalha umedecido. Tampe e guarde na geladeira. Dura até duas vezes mais tempo”.

Nutricionista Carol Morais, autora do livro Projeto Verão Para a Vida Toda (editora Memória Visual).