DICAS PARA RECEBER AMIGOS VEGANOS EM CASA

NÃO SABE O QUE PREPARAR? A GENTE AJUDA


Helen Almeida | Feb 28, 2019

Quem gosta de receber e cozinhar para pessoas queridas em casa costuma estar sempre preocupado em agradar todos os paladares e gostos. Sempre tem alguém que é alérgico a algum alimento ou outro que não come algo de jeito nenhum, o que faz com que definir o cardápio de um encontro não seja sempre tão simples. Mas, não há nada que um bom diálogo não resolva, não é mesmo?

Sabemos que as particularidades de uma alimentação vegana ainda são desconhecidas para muita gente, então preparamos algumas dicas que podem ajudar a receber amigos veganos em casa para um jantar ou almoço sem grandes dificuldades.

NA DÚVIDA, CONVERSE

Você não precisa saber tudo sobre veganismo e está tudo bem, viu?! Antes de mais nada, é importante lembrar que veganos sabem que sua alimentação não é a mais comum e que as pessoas têm dúvidas quanto ao que comem. Então, vale a pena conversar, pedir dicas, sugestões de pratos e, se for o caso, até ajuda para preparar os alimentos. Uma boa conversa é a chave para evitar estresse de qualquer parte e garantir que todos saiam satisfeitos.

O USO DOS UTENSÍLIOS

Se for preparar também pratos onívoros, utilize talheres e utensílios separados para preparar os alimentos veg. Assim, evita que sabores ou resquícios de carnes ou derivados se misturem.

VEGANOS NÃO COMEM APENAS SALADA

Não tenha medo de arriscar. Você pode optar por pratos simples ou complexos, o que vale é lembrar que a alimentação vegana vai muito além da alface. Opções não faltam e além de agradar seu convidado, você poderá conhecer um novo universo alimentar.

 

A INTERNET PODE AJUDAR

Como já dissemos, conversar com o vegano que será recebido pode ajudar bastante. Mas, se preferir, pode consultar alguns blogs e canais no YouTube que tem diversas receitas práticas e muito saborosas, além de esclarecer dúvidas quanto a substituições de ingredientes de origem animal por outros de origem vegetal. Alguns dos canais que podem te ajudar são os já conhecidos Presunto Vegetariano, Tá Na Mesa Vegg e Viewganas, entre outros. Vale a pena conferir e, claro, testar as super receitas da VegMag também. Essas de aperitivos fáceis (sugerimos para o Natal, mas valem para qualquer ocasião) por exemplo, são uma ótima pedida.

RESPEITEM-SE E DIVIRTAM-SE

Conversar e esclarecer dúvidas a respeito das escolhas alimentares pode ser muito agradável desde que todas as pessoas se sintam respeitadas e confortáveis. Então, a dica é evitar piadas depreciativas e julgamentos por parte de todos. Afinal, a ideia é se divertir, não é mesmo?!