TATTOO VEG

VEGANISMO E TATUAGEM? SIM, É POSSÍVEL

SUA TATTOO LIVRE DE CRUELDADE


Helen Almeida | Sep 04, 2018

Quem diria que aquela tatuagem linda que deixa todos boquiabertos pode conter ossos de animais queimados ou insetos? Mas é isso mesmo, muitas tintas usadas para fazer tattoos contém componentes de origem animal e, ainda que isso se quer passe pela cabeça da maioria das pessoas na hora de se tatuar, é mais uma fonte de preocupação para os veganos que apreciam ter arte na pele. Felizmente, existe uma saída e não é preciso abrir mão de se colorir já que no mercado brasileiro existem algumas marcas de tintas veganas.

Como tudo o que não é muito conhecido, ao optar por essas marcas é quase automático pensar a respeito da procedência, ter dúvidas quanto à qualidade, quanto aos cuidados necessários durante a cicatrização, etc. Para a tatuadora Ana Mi, que trabalha exclusivamente com tintas veganas, já foi muito mais difícil consegui-las.

“Faz aproximadamente 4 anos que consegui, de fato, só comprar tintas veganas. Antigamente era bem difícil saber quais eram, pois, os fabricantes não passavam a procedência”, conta.

A preocupação com a qualidade também está sempre presente e ela afirma que há uma diferença considerável entre as marcas “Eu uso 3 marcas diferentes exatamente por as vezes a qualidade ser melhor. Por exemplo, a tinta azul de x empresa é melhor que de a y, mas a y tem o vermelho melhor que de x”.

Além de cuidar da procedência e da qualidade, como toda tatuagem, é fundamental ter alguns cuidados durante o período de cicatrização. De acordo com o tatuador Erick Silva que, sem saber já usava essas tintas antes mesmo de se tornar vegetariano, a dedicação deve ser basicamente a mesma que se deve quando as tintas usadas não são veganas

“Os cuidados são os mesmos, manter a tatuagem sempre limpa, com o plástico nos primeiros dias, sempre higienizando e tomando cuidado com a alimentação”.

Se por um lado é ótimo que exista essa possibilidade, por outro é preciso estar atento ao fato de que as marcas veganas ainda não são usadas por todos os estúdios e tatuadores. Então, é muito importante verificar com o profissional sobre a procedência das tintas usadas por ele antes de fechar a tattoo. Vale lembrar que a tatuagem deve ser bem higienizada e hidratada, então é preciso dedicar atenção também às marcas de sabonete e hidratantes que serão usados nesse processo.