DIA MUNDIAL DO VEGANISMO

THE BODY SHOP TEM ATIVISMO VEGANO NO DNA

PRODUTOS DE BELEZA SEM TESTE EM ANIMAIS


Redação | Oct 31, 2019
Nova linha facial com cenouras orgânicas

 

Quem assume um estilo de vida vegano, deixa de consumir qualquer produto que envolva sofrimento animal, seja na alimentação, no vestuário e até mesmo nos pacotes turísticos.  O mesmo acontece na escolha dos cosméticos – eles também devem ser cruelty-free. Ainda são poucas as marcas de higiene e beleza com esse perfil, mas o cenário está mudando. 

Atentas ao mercado crescente de consumidores que não aceitam mais produtos com ingredientes de origem animal e que se preocupam com as causas ambientais, nos últimos dois anos, muitas empresas da beleza estão incluindo opções veganas, com soluções sustentáveis, em seus portfólios – até mesmo as gigantes. 

O diferencial de uma marca como a inglesa The Body Shop é já ter nascido com o ativismo vegano no DNA. Desde seu surgimento, em 1976, nenhum cosmético TBS foi testado em animais; e 60% deles são totalmente veganos. Aliás, a empresa foi a primeira, na área de beleza, a receber o selo de certificação vegana concedido pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), na linha corporal de autocuidado Leite de Baobá. 

 
Linha corporal de autocuidado Leite de Baobá

 

FAZER O BEM E PROPAGAR O BEM

O ativismo e o envolvimento com as questões ambientais também sempre foram intensos – uma maneira da marca se manter fiel à convicção da fundadora, Anita Roddick, de que um negócio pode ser uma força para o bem. Salve as Baleias foi a grande primeira campanha da TBS, em 1986, em parceria com o Greenpeace. E, a partir da criação da Fundação The Body Shop, em 1990, a marca financia projetos de caridade em prol dos direitos humanos, dos animais e do meio ambiente. 

Várias outras ações reforçaram o ativismo da marca e geraram impactos positivos importantes. Umas delas foi a campanha Contra Testes em Animais, lançada em 1996, que resultou na proibição de qualquer produto e ingrediente cosmético do Reino Unido de realizar testes em animais. Vieram muitas outras, entre elas, a campanha global para promover o uso de energia renovável e a parceria com a Aliança Global do Karité, para proporcionar benefícios às mulheres envolvidas na produção do ingrediente, ação que rendeu à marca o prêmio de reconhecimento de indústria sustentável na utilização dessa matéria-prima.

SUSTENTÁVEL AO MÁXIMO

Dentro da própria empresa, as mudanças para reduzir impacto ao meio ambiente também são constantes. A utilização de garrafa PET recicladas na confecção de algumas das embalagens tem como objetivo reduzir o descarte de plástico na natureza. A TBS se comprometeu, até 2021, em implementar o sistema de refil – o consumidor terá a oportunidade de reabastecer a embalagem vazia em uma das lojas da rede – uma maneira da marca contribuir com a diminuição da produção de lixo. 

Desde o surgimento, a The Body Shop ainda adota o comércio justo – um modelo de negócio que cria oportunidades para os pequenos produtores, agricultores e artesãos, além de incentivar uma gestão responsável e sustentável dos recursos naturais. Não à toa, a empresa recebeu o prêmio Negócio Responsável em dois anos consecutivos. Uma marca que representa o verdadeiro sentido do veganismo.  

CAMPANHA CONTRA TESTES EM ANIMAIS

Desistir jamais. Esse é um dos lemas da empresa, que lançou com força a campanha contra testes animais no Brasil em 2018. A petição podia ser assinada em um dos 130 pontos de venda espalhados no país, no site e nas redes sociais da marca. Os consumidores eram estimulados a usarem a hashtag #ContraTestesEmAnimais e, com isso, aumentar a conscientização de mais pessoas para o assunto. A meta de oito milhões de assinaturas foi superada, atingindo 8 milhões e trezentas mil pessoas.