FAZ BEM PRA PELE

SUCO DE SALSÃO: 4 BENEFÍCIOS DA BEBIDA PARA UMA PELE LISINHA

DESCUBRA COMO PREPARAR O SUCO E TAMBÉM O SHOT 


DANIELA BERNARDI | Apr 23, 2019

Nova febre entre as pessoas que buscam bem-estar, o suco de aipo (ou salsão) ameniza a celulite, reduz as rugas e previne a acne

São mais de 127 mil fotos no Instagram com a hashtag #CeleryJuice (que, em inglês, significa suco de aipo, ou de salsão, dependendo da região do Brasil em que você está). O responsável pelo sucesso da bebida nas redes sociais – e também em Hollywood – é o médium americano Anthony William, autor do best-seller Medical Medium e criador de um protocolo que recomenda que as pessoas bebam um copo do suco todas as manhãs com o objetivo de combater doenças crônicas, inclusive o câncer. O assunto é polêmico. “Não há comprovação científica de que o salsão, sozinho, tenha um efeito tão poderoso de cura”, alerta a nutricionista especialista em estética Sheila Mustafá, de São Paulo. “Mas ele contém substâncias que podem ajudar bastante no funcionamento do intestino e na saúde da pele.” E isso acontece de quatro maneiras.

1. Combate as rugas

Rico em vitaminas A e C, betacaroteno e flavonoides, o aipo tem um alto poder antioxidante e, por isso, combate os radicais livres que costumamos encarar quando expostos à poluição – ou seja, sempre. “Esses nutrientes também aumentam a resistência da pele contra os efeitos negativos dos raios solares, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Thayana Kirchhoff, de Belém.

A vitamina C ainda tem o benefício extra de aumentar a produção de colágeno, espécie de proteína fundamental para dar firmeza e elasticidade à pele, especialmente para quem já chegou aos 25. “A partir dessa idade, a disponibilidade natural de colágeno começa a diminuir. Após a menopausa, a queda chega a 30%”, diz Sheila. O jeito é reforçar a dose de vitamina C e não só nos cremes noturnos. O efeito anti-inflamatório do suco de salsão, rico no componente firmador da pele, se espalha pelo organismo de forma sistêmica e favorece o corpo todo, inclusive o rosto, já que ajuda a amenizar os sinais de expressão e as rugas.

2. Desincha e dá mais viço

Se você bebe pouca água, tem mais um motivo para apostar no vegetal: 95% da composição é de líquido. Isso dá ao aipo a capacidade de melhorar o funcionamento dos rins e do fígado (órgãos responsáveis pelo trabalho de eliminar as toxinas do organismo) e, consequentemente, combater o inchaço. O aipo tem mais nutrientes que ajudam a desinchar: "As vitaminas K e C, junto com o magnésio e o potássio, favorecem o sistema circulatório e têm efeito diurético”, diz a nutricionista funcional Dafne Oliveira, de São Paulo. Oi rosto lisinho!

Não só isso. Com o sangue fluindo adequadamente, mais nutrientes e oxigênio chegam à pele proporcionando brilho e viço (aquele rosto com aparência saudável, sabe?). O magnésio ainda participa da produção da melatonina, o hormônio do sono, que alavanca uma noite bem dormida – ou seja, nada de olheiras e cara cansada no dia seguinte.

Já as fibras, presentes aos montes no aipo, alimentam as bactérias probióticas presentes no nosso intestino. Mas, detalhe: “É importante não coar nem peneirar o suco de salsão. Do contrário, as fibras vão embora”, ressalta Thayana.

3. Reduz a acne

O suco não tem uma relação direta com a acne, mas é capaz de evitar o aparecimento em quem tem tendência ao problema. O que explica esse efeito preventivo, segundo Dafne, é a ação antioxidante que ajuda a desinflamar a pele. Se objetivo é acelerar a cicatrização das espinhas já existentes no rosto, a bebida de salsão também ajuda: as vitaminas e o magnésio estimulam a regeneração das lesões.

4. Atenua a celulite

O surgimento dos furinhos nas pernas e no bumbum é multifatorial. E, nesse caso, não tem como o suco garantir uma pele 100% lisinha. Mas, como melhora a circulação e reduz o inchaço, a celulite fica menos evidente. Outra vantagem: as fibras do salsão seguram a velocidade com que acontece a absorção do açúcar dos alimentos consumidos na mesma refeição (ou presente no próprio suco). "Quando metabolizado pelo organismo mais lentamente, o açúcar oferece um risco menor de picos de insulina e do acúmulo de gordura no corpo — fatores responsáveis pelo agravamento da celulite”, explica  Thayana. Conclusão: o suco de aipo (ou salsão) pode não fazer milagre, mas dá uma força e tanto para a pele, do rosto e do corpo.

COMO FAZER A BEBIDA

O ideal é que você consuma o salsão batido junto com outros vegetais ou frutas para aumentar o valor nutritivo da bebida. Mas faça isso longe das refeições principais (almoço e jantar). “Quem não gosta do sabor pode adicionar maçã. Ela funciona como um adoçante natural e deixa a bebida mais gostosinha”, recomenda Thayana. Para preparar 1 copo (200 ml):

Separe 2 talos (10 centímetros) de aipo orgânico.

Bata no liquidificador com água, 1/2 maçã orgânica com a casca (opcional) e 1 pedaço pequeno de gengibre.

Misture 1 limão espremido e beba sem coar.

DOSE CONCENTRADA

Prefere um shot (copo pequenininho) para tomar num único gole? “A bebida fica mais concentrada e oferece os mesmos benefícios”, afirma a nutricionista Sheila. “Nesse caso, use uma centrífuga. Também oriento acrescentar  cúrcuma e 1 pitada de pimenta.” Por fim, as últimas dicas:

Sempre dê preferência para o aipo orgânico.

O caule contém o maior aporte de nutrientes, mas não desperdice as folhas. Elas podem ser usadas em sopas e ensopados de legumes.

Você pode congelar o suco para ficar mais prático, mas consumo em até três dias.