SLOW BEAUTY

SLOW MARKET. BEAUTY: UM EVENTO QUE PROMOVE A BELEZA SUSTENTÁVEL

SAIBA TUDO SOBRE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO PROMOVIDO PELO SLOW MARKET BRASIL


Helen Almeida | Oct 19, 2018

Acontecerá em São Paulo, nos dias 20 e 21 de outubro a primeira edição do Slow Market. Beauty, que reunirá marcas de beleza naturais, orgânicas e veganas a fim de agregar informação e possibilitar novas formas mais sustentáveis de cultivar a beleza. O evento é um dos três projetos do Slow Market Brasil, criado por Melissa Volk, com o intuito de promover o movimento slow no Brasil.   

Slow é um movimento de escala mundial e em constante crescimento que propõe a desaceleração do ritmo da vida cotidiana e uma maior conexão com a natureza a partir de uma mudança cultural.  Em 2016 a publicitária Melissa Volk criou o Slow Market Brasil e posteriormente três projetos: A Virada Zen Market, em parceria com a Virada Zen e com o foco em saúde e bem-estar, meditação e yoga; o Slow Market. Kids, que conta com atividades lúdicas e de conscientização para crianças e seus pais e marcas sustentáveis para o mercado infantil e o Slow Market. Beauty que abrangerá a indústria de cosméticos e que terá sua primeira edição nos dias 20 e 21 de outubro.

De 2016, até hoje, Melissa nota um aumento no interesse do público brasileiro por produtos que sejam sustentáveis.

Vejo uma diferença muito grande. Tanto que em 2017 foi lançada a primeira semana de moda sustentável do Brasil, a BEFW-Brasil Eco Fashion Week e vários mercados, bazares e feiras, inseriram o apelo sustentável em sua curadoria e comunicação, apareceram muitas marcas e market places e lojas físicas multimarcas voltadas para esse segmento. Vemos também matérias, focadas em produtos conscientes. ”

Ainda que esteja lidando com mercados já estabelecidos como dos produtos de beleza e universo Kids, ao contrário do que se possa imaginar, a idealizadora dos projetos afirma não ter encontrado dificuldade para inserir o tema da sustentabilidade nas discussões dentro desses setores, “Acho que está cada vez mais aberto para esses temas. As pessoas estão realmente mais preocupadas e querendo uma nova forma de viver a vida, mais saudável, com mais qualidade”.  

Outro tabu que ela crê que seja necessário ser derrubado, está relacionado a crítica que comumente se faz com relação ao preço dos produtos orgânicos e veganos. Considera que para que a sociedade se disponha mais a aderir ao consumo sustentável, se faz crucial um novo modo de olhar.

“Se pensarmos nas consequências do uso de produtos que não sejam veganos e orgânicos, o impacto tanto em nossa saúde como no meio-ambiente em geral, os conscientes acabam sendo mais baratos. As embalagens podem ser recicláveis, muitos produtos têm uma duração maior. Uma maquiagem importada ou produto de beleza são caros também e ainda prejudicam a saúde. Um desodorante de alúmen de potássio dura até 2 anos usando diariamente. Então é realmente uma questão de pensar no todo e não no imediatismo e no unitário. ”

Com essa atmosfera engajada com o consumo sustentável, o Slow Market. Beauty terá sua primeira edição. O evento deseja apresentar e incentivar marcas independentes do setor de beleza que vão ao encontro da proposta do projeto. “O Slow Market. Beauty foi formatado para gerar negócios, parcerias e apresentar ao mundo o melhor do cosmético consciente em nosso país – “Made In Brazil Consciente”, com muito orgulho e respeito aos nossos recursos naturais”, explica Melissa. O foco também está destinado ao conteúdo e informação através das palestras e mesas de conversa que tratarão de assuntos relevantes da cadeia produtiva desses produtos.

O evento contará com até 50 marcas expositoras, também disponibilizará um aplicativo que além de apresentar os expositores e a programação, terá o objetivo de se tornar um grande guia do universo slow beauty. O app, que contará com conteúdo colaborativo e interativo, esclarecerá dúvidas frequentes dos consumidores, trará marcas, marketplace e um espeço para profissionais do ramo da beleza apresentarem seus produtos, histórias, etc. Outro destaque é que o evento será “lixo zero” e faz parte da programação da Semana Lixo Zero São Paulo.

Como o Slow Market Brasil, o Slow Market. Beauty já nasceu com o louvável desejo de levar para a sociedade a conversa e conscientização sobre a possibilidade de um estilo de vida mais sustentável e respeitoso.

A programação completa, você encontra aqui.