Não, não tem nada a ver com Fake News. É a mais pura verdade. Preocupado com o impacto ambiental da moda no mundo e com a missão de ajudar as pessoas a mudarem sua forma de consumir, Jonathan Ohayon, ativista de direitos animais e co-fundador da marca parisiense Arsayo, decidiu criar o movimento FAKE, uma plataforma onde todos os designers Vegan & Ethical podem promover orgulhosamente suas roupas e acessórios.
A ideia da plataforma é de propagação do conceito para que mais e mais 'designers fakers' (como eles chamam os adeptos da causa) surjam pelo mundo, evitando que animais sejam mortos para que nós possamos usar couro, lã, seda, pele, entre outros materiais. “O couro não é um material, é uma pele que pertence a um animal [...] Tem um enorme impacto negativo no meio ambiente e é responsável por muitas doenças devido a toda a química utilizada no processo”, diz Jonathan.
Tudo começou com “F.A.K.E. pop-ups ” na Avenida Melrose, na cidade de Los Angeles. Os eventos foram tão bem sucedidos que Jonathan decidiu criar um museu onde as pessoas pudessem aprender mais sobre novas alternativas para produtos animais na moda e como preservar o nosso planeta e respeitar os direitos humanos. Inaugurado no dia 26 de Junho, em L.A., o Museu da Moda para o Reino Animal e Meio Ambiente (F.A.K.E.) realizará visitas gratuitas de 25 minutos sobre o impacto da indústria da moda no meio ambiente e mostrará alternativas ecológicas e amigáveis aos animais. "Durante nossa turnê, nós rapidamente esclarecemos quais são as práticas da indústria da moda, mas enfatizamos principalmente as alternativas incríveis para um mundo melhor", disse Ohayon.
Designers de todo o mundo farão parte da primeira exposição e mostrarão alternativas para seda, couro e lã usando materiais à base de plantas, como fibra de abacaxi, cortiça e peles de maçã e manga. O falso. A primeira exposição do museu será realizada até 31 de agosto. E o mais bacana: todo mundo que se identificar com a causa e quiser ser um faker, independente de ser designer de moda, pode se candidatar pelo site.