SEDA VEGANA

SEDA VEGANA FEITA A PARTIR DO BAGAÇO DA LARANJA

EMPRESA ITALIANA PATENTEIA TECNOLOGIA 


Helen Almeida | Jan 14, 2019

A empresa italiana Orange Fiber, das empresárias Adriana Santanocito e Enrica Arena, patenteou uma tecnologia com a qual consegue criar requintados tecidos sustentáveis à partir de bagaços de laranja que seriam descartados. Além de dar continuidade à tradição italiana de tecidos de alta qualidade e alta moda, a empresa inova ao associar a tradição à preocupação com a sustentabilidade. Assim nasceu uma seda vegana revolucionária.

Mais de 700.000 toneladas de lixo cítrico são produzidas por ano na Itália. E, até então, não havia nenhuma alternativa viável para o descarte desse lixo. Algumas empresas, inclusive, chegaram a fechar as portas devido ao descarte ilegal ou ao alto custo do descarte correto e legal. Apesar desse cenário, as empresárias notaram a demanda cada vez maior por materiais sustentáveis e marcas do mundo da moda que buscam a chamada “inovação verde”. “Um aumento acentuado no processamento de alimentos nos últimos 50 anos gerou gradualmente uma enorme quantidade de subprodutos não comestíveis e o potencial para o descarte sem sentido e desperdício de nossos recursos naturais”. Elas então passaram a trabalhar no desenvolvimento dessa tecnologia que une a laranja e a excelência italiana na indústria têxtil.

“Somos a primeira e única marca do mundo a produzir um material patenteado à partir de subprodutos de sucos cítricos, reutilizando-os para criar materiais sensitivos e bonitos, que reformulem sua experiência de costura”

As empreendedoras consideram que, mesmo que as questões de sustentabilidade não fossem consideradas, os têxteis já existentes não seriam capazes de suprir a crescente demanda por quantidade e qualidade.

“Nossos esforços são inspirados pela beleza, qualidade e a oportunidade de fornecer um tecido inovador e sustentável para as práticas de produção italianas e para toda a indústria da moda. Direto da Mãe Natureza, oferecemos um tecido que é tão fabuloso de usar quanto para desenhar.“

Fundada em 2014, a Orange Fiber tem como missão associar inovação, sustentabilidade e qualidade para tornar o mundo um lugar melhor. A empresa também leva em conta o que considera ser um novo padrão de luxo e de modernidade. A modernidade deve, de acordo com a visão da marca, olhar além do status e considerar o futuro, o futuro do gosto, do design vestível e acima de tudo, o futuro do planeta. “Estamos comprometidos em trazer valores de design sustentável para a indústria da moda, ajudando aqueles que usam nossos produtos a se tornarem não apenas consumidores, mas também colaboradores do movimento Luxury 3.0“.

A primeira grife a utilizar os tecidos da Orange Fiber foi a Salvatore Ferragamo. As marcas se uniram para produzir uma coleção que proporciona ao cliente uma experiência de uso inédita.   

“Temos orgulho de ter identificado e desenvolvido uma tremenda oportunidade para a aplicação da ecologia industrial, o que nos permite reduzir o desperdício e a poluição, transformando os subprodutos do suco cítrico em um produto novo e sustentável”