MÁSCARA DE CAFÉ

MÁSCARA FACIAL DE BORRA DE CAFÉ

Aprenda duas receitas caseiras com efeito esfoliante


Eliane Contreras | Jan 29, 2020

Já falamos por aqui as diferentes maneiras de você utilizar a borra de café que todos os dias sobra no coador ou na máquina e, assim, evitar que o resíduo vá para o aterro sanitário e contribua para a produção de gases de efeito-estufa. Mas vamos retomar uma das ideias: usar a borra para fazer máscara facial esfoliante, já que o resultado é bem eficiente. E também porque conseguimos receitas diferentes. 

Café nos cosméticos

A borra preserva parte da cafeína, vitamina E e dos polifenóis do café e, por isso, é usada em produtos para estimular a circulação (ajuda a combater celulite) e com efeito de lipólise (queima de gordura). A pele absorve essas substâncias graças à tecnologia da indústria cosmética. Isso não acontece na máscara caseira, não na mesma intensidade, e, portanto, os efeitos são mais sutis. Mas a esfoliação, por causa das micropartículas do grão, é bem eficiente. “A borra de café também pode ajudar a reduzir a oleosidade, quando misturada a uma quantidade mínima de óleo vegetal ou apenas com um pouco de água. Porém, não recomendo para peles com acne ou outras inflamações”, diz a nutricionista e esteticista Sheila Mustafá, da Clínica Sheila Mustafá (@sheilamustafa), em São Paulo. 

Efeitos benéficos da esfoliação 

Nem todo mundo tem o hábito de aplicar um esfoliante na pele. Mas é um ritual que vale ser repetido a cada 15 dias ou, no máximo, uma vez por semana. Remove células mortas e ajuda a desobstruir os poros reduzindo o aparecimento de cravos. A pele também fica macia e mais receptiva aos nutrientes dos produtos aplicados na sequência. 

Como aplicar? Espalhe a máscara no rosto úmido, delicadamente e com movimentos circulares, sem esfregar. Deixe agir de 5 a 10 minutos e enxágue com água corrente. Se achar que ficou melado por causa de algum ingrediente da receita (mel, melado, óleo de coco), enxague com um sabonete específico para seu tipo de pele. A máscara também pode ser usada para esfoliar o pescoço, o corpo e até para dar brilho extra no cabelo escuro. 

RECEITAS 

Máscara de borra de café e óleo de coco 

Em um recipiente, coloque 2 colheres (sopa) de borra de café, 1 colher (sopa) cheia de óleo de coco* e 1 gota de óleo essencial de gerânio (ação hidratante e revitalizante, opcional). Misture bem e aplique no rosto e no pescoço, com movimentos circulares suaves. Use também no colo ou, se preferir, no corpo todo (se for usar apenas no rosto, diminua os ingredientes pela metade). Deixe agir de 5 a 10 minutos e enxágue com água corrente.

*o óleo de coco pode ser substituído pelo óleo de semente de uva (peles envelhecidas), óleo de rosa mosqueta (pele seca, desvitalizada) ou de jojoba (pele oleosa). Sugestão: use a máscara com o óleo de coco no corpo e reserve os óleos de jojoba e uva para o rosto. 

Receita sugerida nutricionista e esteticista Sheila Mustafá, da Clínica Sheila Mustafá (@sheilamustafa).

Máscara de borra de café e mel (ou melaço)

Em um recipiente, coloque 1 colher (sopa) de borra de café e 2 colheres (sopa) de mel (ou melado, no caso dos veganos). Misture bem e aplique no rosto, com movimentos circulares suaves. Deixe agir de 5 a 10 minutos e enxágue com água corrente.

Receita sugerida pela idealizadora da Bruma Cosméticos Naturais, Bruna De Biasso (@brumacosmeticosnaturais).