FAÇA VOCÊ MESMO

DESODORANTE NATURAL: DUAS RECEITAS SELECIONADAS A DEDO

APRENDA A FAZER O SEU


Gabriela Hunnicutt | Oct 22, 2019

Para começar a falar sobre o tema, é muito importante entender a diferença entre desodorante e antitranspirante. O primeiro serve para remover o odor das axilas, enquanto o segundo é responsável por reduzir a quantidade de suor. Grande parte dos antitranspirantes funciona também como desodorante, porém a maioria dos desodorantes não atua como antitranspirante.

Os antitranspirantes trazem em sua composição sais de alumínio e derivados e há uma polêmica muito grande sobre os efeitos nocivos que essas substâncias podem ter na nossa saúde, especialmente quando o tema é câncer de mama. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ainda não há nenhum estudo científico que comprove 100% essa relação, mas já que existe uma ponta de dúvida, o melhor a fazer é evitar.

Dito isso, fomos pesquisar algumas receitas caseiras e naturais que podem substituir os produtos comprados em farmácia. Escolhemos duas delas (uma pastosa e outra líquida), ambas fáceis de fazer, baratinhas e veganas. Confira as receitas e escolha a sua preferida.

Desodorante a base de óleo de coco (Livro Diário de uma Vegana, de Alana Rox) 

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de óleo de coco

2 colheres (chá) de bicarbonato de sócio (encontrado em farmácias)

Óleos essenciais de sua preferência (nós escolhemos o de lavanda pelo perfume suave e seu poder antisséptico e calmante)

Como fazer:

Derreta o óleo de coco caso esteja sólido – abaixo de 25ºC ele fica sólido – e misture com o bicarbonato de sódio. Adicione gotinhas do óleo essencial (a nossa sugestão é, no máximo, 10 gotinhas), despeje em um potinho de mais ou menos 40 g, deixe esfriar e está pronto.

Desodorante em spray a base de leite de magnésia (Bruma Cosméticos Naturais)

Ingredientes:

Leite de magnésia

Água filtrada

Óleo essencial de lavanda, tea tree e gerânio (a receita original utiliza apenas o óleo de tea tree, mas nós criamos esse blend de 3 óleos e o perfume ficou bem gostoso)

Como fazer:

Em um frasco com tampa tipo spray, preencha metade com leite de magnésia, metade com água. Depois pingue umas 5 gotinhas de tea tree mais umas 3 de lavanda e 3 de gerânio. Depois é só agitar para misturar os ingredientes e está pronto.