BELEZA CASEIRA

CUIDADOS CASEIROS PARA A PELE DURANTE A QUARENTENA

Esteticista adepta de beleza eco ensina receitas seguras e com ingredientes simples


Eliane Contreras | Apr 27, 2020

Com o isolamento social e a mudança na rotina, muita gente está ainda mais ocupada. Entre as horas dedicadas ao home office e às tarefas da casa, sobra pouco tempo para pensar nos cuidados de beleza. Até quem está menos atarefado, não vê razão para tratar da pele – afinal, como estamos ficando a maior parte do tempo e casa, quase ninguém nos vê. Mas, antes de tudo, a nutricionista e esteticista Sheila Mustafá, da clínica Sheila Mustafá, em São Paulo, lembra que o autocuidado com o rosto e o corpo melhora o bem-estar e a imunidade da pele – importante para a renovação das células. 

Se os seus cosméticos de uso habitual acabaram, você pode recorrer a tratamentos caseiros. Mas não qualquer um, por dois motivos: algumas substâncias que parecem totalmente inofensivas (um alimento, por exemplo), pode manchar ou agredir a pele; ou proporcionar nenhum benefício. Estudiosa em cosméticos orgânicos e naturais, Sheila dá ótimas sugestões de autocuidados com produtos muito simples e efetivos, encontrados em farmácias, que podem ser realizados durante a quarentena e depois, para complementar os tratamentos tradicionais ou como forma de atenção e carinho à sua pele e autoestima.

Ritual de limpeza (cuidado diário)

Comece com o cuidado diário básico de higienizar a pele com um sabonete específico para o rosto. Em seguida, aplique um tônico (pele oleosa e acneica), leite de limpeza (pele sensível e seca) ou uma infusão de erva: camomila, hamamélis ou lavanda (pele seca); calêndula ou alecrim (oleosa e acneica). Se você tem pele muito oleosa, o mais indicado é borrifar chá verde ou banchá. 

Como preparar a infusão

Coloque um 1 copo (250 ml) de água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhinhas, acrescente 1 colher (sopa) da erva (uma das citadas acima, chá verde ou banchá, dependendo do tipo de pele). Desligue o fogo, abafe por 10 minutos e coe. Coloque num vidro com borrifador. Aplique depois de lavar o rosto e também ao longo do dia, especialmente se sua pele costuma ficar vermelha. “A infusão de ervas refresca, acalma, tem efeito antioxidante e traz maciez. O chá verde e o banchá também combatem os radicais livres e têm efeito adstringente, mantendo a hidratação natural da pele”, comenta Sheila.

Máscara de argila (cuidado semanal)

De uma a duas vezes por semana, reserve um tempinho para aplicar uma máscara de argila natural. É bom para hidratar. Você vai precisar de uma argila natural e pura (verifique no rótulo e recuse se tiver algum item além da argila), facilmente encontrada em farmácia, e de dois outros ingredientes (água floral e óleo essencial). Caso você não tenha nenhum desses dois itens em casa, misture apenas a argila com a infusão de ervas ou chá que você preparou para higienizar o rosto.

Como preparar a máscara

Pele seca ou oleosa desidratada:

2 colheres (sopa) cheias de argila rosa + 1 gota de óleo essencial de gerânio + água floral (ou infusão) 

Outras opções de óleo essencial: camomila ou rosas que, assim como o de gerânio, têm ações revitalizante e hidratante. 

Pele oleosa e acneica:

2 colheres (sopa) cheias de argila verde + 1 gota de óleo essencial de melaleuca + infusão de calêndula (ou alecrim)

Pele muito oleosa

2 colheres (sopa) cheias de argila verde + 1 gota de óleo essencial de melaleuca + chá verde (ou banchá)

Misture muito bem a argila com o óleo essencial e acrescente a água floral (ou infusão ou chá) aos poucos, apenas o necessário para obter uma pasta. Higienize a pele e  aplique no rosto (evite a região dos olhos), áreas próximas às orelhas, pescoço e colo. Se a máscara ficar muito líquida, aplique, espere secar e aplique uma segunda camada. Caso seque demais, borrife um pouco da água (ou infusão). Aguarde de 10 a 15 minutos e lave com água corrente. Em seguida, aplique seu hidratante habitual.

+ DICAS DE TRATAMENTOS CASEIROS

Máscara de cúrcuma para pele oleosa (efeito antioxidante)

Ingredientes: 1 colher (chá) de cúrcuma em pó + 3 colheres (sopa) de leite de aveia caseiro (deixe a aveia de molho na água por 6 horas, bata e coe) + ½ colher (sopa) de farinha de arroz. Misture bem o s ingredientes até formar uma pasta.

Modo de usar: aplique no rosto com movimentos circulares suaves e ascendentes (cuidado que a cúrcuma mancha a roupa). Deixe agir de 10 a 15 minutos e lave com água corrente. 

Primer natural para todo tipo de pele (aumenta a oxigenação)

Ingrediente: 1 pedra de gelo.

Modo de usar: envolva o gelo em uma toalha ou camiseta e passe em todo o rosto, rapidamente.

Tônico hidratante para as mãos

Ingredientes: os mesmos da infusão para o rosto.

Modo de usar: aplique nas mãos para combater o ressecamento provocado pelo uso constante do álcool gel.

Esfoliante (remove as células mortas)

Ingredientes: 1 colher (sopa) de óleo de coco + 4 colheres (sopa) de borra de café (bem sequinha) + 1 gota de óleo essencial de gerânio. Misture até formar uma pasta. 

Modo de usar: antes do banho, aplique em todo o corpo e massageie. Faça movimentos circulares suaves e ascendentes.

Hidratante para o corpo e as cutículas

Ingrediente: óleo de coco.

Modo de usar: aplique nas cutículas a qualquer momento e, no corpo, durante o banho, antes da última enxaguada no chuveiro. O óleo de girassol comprado na farmácia (não é o mesmo óleo de cozinha) ou de uva também são ótimos para hidratar o corpo e ficam menos melados que o óleo de coco e, por isso, não precisam de enxague. Desligue o chuveiro, aplique no corpo molhado e seque com a toalha.