BELEZA CONSCIENTE

CRESCE PÚBLICO INTERESSADO EM UMA BELEZA MAIS GENTIL

O evento Slow Market.Beauty vira referência de cosméticos veganos 


Eliane Contreras | Nov 25, 2019

O estilo de vida vegano tem estimulado muita gente a repensar a escolha dos cosméticos – deixar de lado as marcas tradicionais, especialmente aquelas que realizam testes em animais, para optar por cremes e xampus cruelty-free, de preferência livres de substâncias químicas. Por isso, assim como os alimentos veganos, os produtos de beleza sem envolvimento animal e com pegada natural tendem a crescer a cada dia. Segundo o relatório da empresa americana Grand View Research, divulgado em 2018, a expectativa é de que esse setor movimente 25,11 bilhões de dólares até 2025. No Brasil, o mercado de cosméticos naturais e orgânicos já se aproxima dos R$ 3 bilhões, com potencial de crescimento de 20% ao ano.

Um dos eventos mais significativos nesse setor é o Slow Market Beauty, que acaba de realizar sua terceira edição em São Paulo. Foram três dias de evento aberto ao público com a participação de mais de 50 marcas, além de palestras, talks e oficinas gratuitas sobre produtos veganos, experiências sensoriais e rituais voltados para um estilo de vida mais saudável e equilibrado. O conteúdo do último dia (hoje, 25/11) foi direcionado para salões e profissionais de beleza e bem-estar interessados em ingressar de maneira correta no universo dos produtos e serviços verdes e sustentáveis. “Viramos referência, pois falamos com os diversos públicos envolvidos no desenvolvimento da indústria da beleza em nosso país”, comemora a idealizadora do evento no Brasil, Melissa Volk.

A ORIGEM DO MOVIMENTO   

O Slow Beauty surgiu nos Estados Unidos e trouxe uma nova forma de o consumidor e a indústria enxergarem a beleza de forma consciente, beneficiando não só a pele, mas também a natureza. O movimento também ressalta a apreciação da beleza natural e real de cada um, a redução do uso de substâncias químicas e a introdução de ativos mais naturais no corpo, além de mais economia e menos desperdício. “A ideia é que as pessoas desenvolvam um olhar mais gentil, respeitando cada traço e característica única de cada um”. São ainda estimuladas práticas diárias benéficas à alma e ao espírito, à saúde, ao meio ambiente e aos animais. “É olhar a beleza de uma forma mais ampla, generosa e consciente”, explica Melissa, que se prepara para repetir o evento em Florianópolis.

O respeito a si próprio e ao próximo também está dentro da filosofia do movimento, que estimula práticas diárias que fazem bem à alma e ao espírito, à saúde, ao meio ambiente e animais. “É olhar a beleza de uma forma mais ampla, generosa e consciente”, explica Melissa, que se prepara para repetir o evento em Florianópolis.

O Slow Market.Beauty é um braço de uma outra holding integradora, a Slow Market Brasil, que teve início como feira/mercado de marcas conscientes e sustentáveis durante a Virada Sustentável de 2016. Nos anos seguintes, Melissa lançou o Virada Zen Market, o Slow Market.Family e Slow Market.Beauty, todos voltados ao despertar para um estilo de vida mais saudável e consciente reunindo mercado, atividades e informação.

Também faz parte da holding Slow Market Brasil, a plataforma Slow Market.Pro, que oferece consultoria e estratégia de negócios direcionados voltados para as necessidades de marcas de cosméticos e salões de beleza conscientes ou que querem entender e ingressar nesse segmento. 

E os resíduos gerados nos eventos das holdings? A organização tem o cuidado de dar exemplo de descarte correto. No Slow Market.Beauty, doi colocado um coletor especial, disponibilizado pela Dinâmica Ambiental, para as embalagens de cosméticos e maquiagens . O caminho para um mundo melhor já começou.