cosméticos naturais

COSMÉTICOS MULTIFUNCIONAIS: MAIS PRATICIDADE E MENOS IMPACTO AMBIENTAL

Entenda a importância dos produtos de beleza com mais de uma função para você e o planeta


Eliane Contreras | Apr 28, 2021

Ter todos os cosméticos que você precisa gastando menos, além de contribuir com um acúmulo menor de embalagens no meio ambiente (que maravilha!). Os cosméticos multifuncionais atendem esses quesitos e, por isso, são tendência no mundo todo. Além disso, funcionam como alternativa para quem quer adotar uma rotina de cuidados com a pele, mas nem sempre tem tempo (ou paciência) de seguir todas as etapas. Pronto, resolvido: com diversos ativos associados na composição, os cosméticos multifuncionais desempenham mais de uma utilidade e, com isso, descartam a necessidade de você usar vários produtos no dia a dia. 

Existem cremes de rosto que hidratam e dão cor ou clareiam e combatem rugas; espumas faciais com o poder de limpar e hidratar a pele; shampoos que higienizam e nutrem os fios. Outros cosméticos multifuncionais são ainda mais versáteis, podem ser aplicados em partes diferentes do corpo: “Um bom exemplo são os bálsamos labiais indicados também para hidratar as cutículas; ou os óleos de banho que hidratam e relaxam a pele e, ainda, são ótimos para massagear o corpo”, explica a cosmetóloga Renata Franco, co-fundadora do Programa Cosmetologia do Bem (@cosmetologiadobem).

Ao aderir os produtos funcionais, você também ganha espaço no armário do banheiro e deixa o necessárie de viagem mais enxuto. Porém, a principal   importância dessa tendência é reduzir o excesso de lixo gerado pela indústria. “A questão dos resíduos é tão delicada que já passou da hora de as pessoas se conscientizarem de que seus hábitos de consumo impactam diretamente o meio ambiente”, comenta Renata.  

Produtos mais sustentáveis: como saber?

Assim como você faz na hora de comprar um produto tradicional, leia o rótulo: geralmente todas as ações estão descritas nele, mas verifique principalmente os ingredientes presentes na composição. “Quando produzidos dentro do conceito da cosmetologia natural, os cosméticos multifuncionais só têm benefícios para agregar na saúde dos consumidores e na do meio ambiente”, diz a cosmetóloga. Então, prefira os produtos naturais e limpos (nos cosméticos industrializados, procure selos que certificam os insumos utilizados, forma de produção, armazenamento, recursos energéticos, entre outros), que devem ser formulados com óleos e manteigas vegetais, extratos botânicos e óleos essenciais. Evite aqueles com óleos minerais, silicones, petrolatos e conservantes como parabenos, BHT, BHA e metilisotiazolinona.  

Prepare seu próprio cosmético multifuncional

A confecção caseira dos óleos corporais multifuncionais é bem tranquila, já que podem ser feitos apenas com ingredientes naturais e de fácil manipulação. Aplicados no pós-banho, com o corpo ainda úmido, criam uma barreira lipídica de proteção da pele; ou podem ser usados para massagear o corpo. Quando a formulação inclui óleos essenciais, os óleos corporais têm ainda a função terapêutica de relaxar, trazer foco ou favorecer momentos meditativos.

No Programa da Cosmetologia Do Bem, você aprende vários cosméticos naturais com mais de uma finalidade (acesse o site: curso.cosmetologiadobem.com.br), mas, para quem já quiser colocar as mãos na massa, Renata compartilha aqui a formulação de um MultiSérum Relaxante e Hidratante três em um (reparador de pontas, óleo de banho e óleo de massagem).

MultiSérum Relaxante e Hidratante

Ingredientes

2,5 g de extrato oleoso de melissa

47 g de óleo vegetal de semente de uva

0,5 g de óleo essencial de lavanda

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e coloque em um vidro pequeno com tampa.