cuidados com a pele

COMO CUIDAR DA PELE NO INVERNO

Dermatologista orienta como evitar ressecamento, vermelhidão e rugas precoces


luiza archer* | Jul 02, 2021

Por mais prazeroso que possa ser, evite lavar o rosto na água quente do chuveiro: parece inofensivo, mas, assim como a poluição, o consumo excessivo de bebida alcoólica e exposição aos raios ultravioletas, é um hábito que resseca e acelera o envelhecimento da pele, além de outros danos.

Por que isso acontece? A água quente destrói a barreira lipídica e desequilibra o microbioma cutâneo, deixando a pele desprotegida das agressões do meio externo. Resultado: o rosto fica sujeito a dermatites e, depois de alguns invernos, a rugas precoces. Melhor, então, é deixar para lavar o rosto na pia, com água fria (você acaba se acostumando) e, mesmo assim, intensificar a hidratação, especialmente depois do banho. Produtos com ceramidas, ácidos graxos e óleos ajudam a reter os níveis de hidratação da pele (sugiro alguns produtos abaixo).

O que mais você deve evitar 

Espuma do shampoo: as marcas convencionais geralmente têm surfactantes mais agressivos, como lauril sulfato de sódio, e conservante metiltiazolinona – substâncias que ressecam e sensibilizam a pele. Por isso evite que a espuma formada no cabelo escorra para o rosto. Melhor ainda, adote os produtos à base de compostos naturais, livres de químicas nocivas. Você vai fazer um bem tanto para a pele quanto para o cabelo. Aliás, a água muito quente é ruim também para o couro cabeludo. Evite!

Gel e sabonete corporais: não são indicados para a pele do rosto, já que as características dessa região não são as mesmas do restante do corpo. O ideal é você usar um produto de limpeza específico para o rosto e seu tipo de pele.  

Skin care sem substâncias químicas

Seguem alguns produtos naturais e veganos que gosto de indicar para os cuidados da pele durante o inverno 

1. Hidratante facial may chang, Terral

2. Sabonete facial suavizante, Multi Vegetal

3. Leite cremoso corporal, Live Aloe

4. Sabonete vegetal para pele sensível, Terral

5. Sabonete vegetal de calêndula, Weleda

6. Óleo hidratante corporal, Almanati

7. Sabonete líquido de camomila e calêndula, Arte dos Aromas

8. Bruma facial, Quintal Dermocosméticos