A moda está entre as atividades industriais que mais contribuem para a emissão de gás de efeito estufa. O ciclo de produção do jeans é o mais impactante: para a confecção de uma única calça são utilizados quase quatro mil litros de água. Segundo a ONU Meio Ambiente, isso equivale a uma emissão de 33,4 kg de carbono, o mesmo valor estimado para 111 km percorridos em uma viagem de carro. Dados semelhantes se aplicam a camisetas, blusas, sapatos e outras peças do vestuário.
Quer medir o impacto ambiental provocado pelo seu guarda-roupa? Use a Calculadora de Pegada Ecológica de Moda (em inglês). Criada pela empresa Green Story, em parceria com o brechó americano thredUP, a ferramenta também pode ajudar você a comprar as próximas peças com um olhar mais consciente e sustentável. O objetivo é aliviar a pegada de carbono da moda.
Aposte nos brechós
Muitas marcas já adotaram uma produção com preocupação sócio-ambiental (confira abaixo). Outra alternativa para um guarda-roupa com menor impacto ambiental é investir em peças de segunda mão, onde você pode achar peças exclusivas a preços baixos. Além disso, o comércio de reuso estimula a economia circular, que contribui muito com o meio ambiente.
4 MARCAS COM COLEÇÕES SUSTENTÁVEIS
Algumas já surgiram com uma pegada eco-friendly, outras estão mudando para isso.
A nova coleção Re Jeans, da Renner, é feita de um jeans reciclado (sobras da produção) e produzido com menor impacto ambiental. A água usada no processo é reutilizada diversas vezes, o que resultado em um consumo 44% menor que o convencional.
O selo Re-Moda Responsável já está em 75% dos jeans da loja, o que significa que são produzidos com matéria-prima ou processos de menor impacto ambiental. A meta até 2021 é que 80% das peças das lojas tenham o mesmo selo.
A marca desenvolveu três linhas sustentáveis:
Algodão orgânico. Cultivado sem agrotóxicos e substâncias tóxicas, o algodão é amolecido com óleo de cupuaçu para que as peças se tornem confortáveis, macias e duráveis.
Malha de cannabis. As peças são feitas de cânhamos, um dos tecidos mais sustentáveis do mundo.
Fibra de celulose. Conhecido como liocel, é uma fibra produzida com matéria-prima renovável de árvores de reflorestamento.
Pioneira na sustentabilidade, desde 1998 a Osklen trabalha com três bandeiras que consolidam o legado da marca nos projetos socioambientais na moda.
Regenerate life. Prioriza as práticas sustentáveis em prol de todas as formas de vida na Terra.
Re-design waste. Geração de valor para resíduos e ressignificação do lixo.
Respect our people. Valorização dos saberes, tradições e empoderamento de comunidades.
Marca nacional de jeans eco-friendly, produz as peças em cores neutras (sem necessidade de corantes) e com o mínimo de químicos no processo de lavanderia, o diminui o uso de água e o impacto ambiental. Também prioriza lavanderias com estação de tratamento de água e que cumpram as leis ambientais.