Ainda não existem números exatos para mostrar a real dimensão do mercado de cosméticos sustentáveis no Brasil. Sabe-se, no entanto, que é um caminho sem volta. O segmento cresceu muito nos últimos tempos e tende a crescer ainda mais. No ano passado, foram vários lançamentos bons para a saúde, bons para o planeta e com ótima performance para atender o público que vem adotando hábitos de consumo mais consciente. Saudabilidade e sustentabilidade estão no topo da lista de interesses de cerca de 32% dos brasileiros, segundo o estudo Green is The New Black, realizado pela Nielsen Brasil (empresa de pesquisa de informação de mercado).
Consumo mais consciente
Segundo o estudo, aproximadamente 7 milhões de famílias no país declararam ter hábitos sustentáveis, 18,2% delas estão concentradas no faturamento só de beleza, cada vez mais presente na rotina da população. Do total de lares que se disseram sustentáveis, 53,7% são compostos de três a quatro pessoas, 65,6% são mulheres e 3,8 milhões pertencem às classes econômicas A/B. “Houve um avanço em relação à classe C/D, que também se importa com hábitos de consumo ecológico”, disse a líder da indústria de Higiene & Beleza da Nielsen Brasil Margareth Utimura, em entrevista publicada no site da empresa. Ou seja, o consumidor em geral está mais atento ao tipo de compra e os hábitos sustentáveis têm sido definidores na escolha da aquisição.
Os primeiros da lista de compra
Os motivos pelos quais a população vem mudando os hábitos de consumo variam, mas todos estão relacionados a produtos responsáveis. Das pessoas que participaram do estudo, 42% priorizam esse tipo de produto em prol do meio ambiente, 30% estão atentos aos ingredientes naturais, 58% não compram marcas que realizam testes em animais e 65% não compram de empresas associadas ao trabalho escravo.
Shampoo (29,9%), sabonete (24,1%) e pós-shampoo (22,5%) cruelty-free (não testados em animais), naturais e veganos são os itens mais frequentemente adquiridos pelos participantes da entrevista. E, das três categorias, os naturais são os que apresentam maior ritmo de crescimento, com uma taxa de 124%, e os mais reconhecidos pelo consumidor como sendo sustentáveis. Para entender melhor os conceitos de natural, cruelty-free e vegano no mundo da beleza, clique neste link aqui.
Os consumidores também estão de olho em embalagens recicláveis ou feitas com material biodegradável. Aliás, elas chegam a ser decisivas na escolha do produto. Ainda no estudo Green is The New Black, 65% dos entrevistados afirmam ter experimentado novos produtos atraídos por embalagens mais sustentáveis. Nem por isso eles deixam de pesquisar bons preços. Muitos até vão numa perfumaria para testar um perfume, desodorante ou batom, mas, antes de comprar, pesquisam o produto nas lojas online, que, para 31,4% deles, oferecem mais variedade e melhores preços. O fato é que a oferta e a procura tendem aumentar e favorecer o mercado dos cosméticos sustentável. E o consumidor tem força para influenciar a indústria seguir esse caminho.