Selecionamos seis marcas brasileiras preocupadas em oferecer ao mercado opções de maquiagens veganas e livres de crueldade animal. Esperamos que, num futuro não muito distante, as alternativas preocupadas em manter os animais longe de toda sua cadeia de produção e dedicadas à preservação do meio ambiente deixem de ser alternativas e se tornem o convencional. Até lá, confira a nossa lista.
1. Simple Organic
Veganos e cruelty-free. São essas as garantias da Simple Organic com as certificações da organização PETA (Pessoas para o Tratamento Ético de Animais) para seus produtos, que vão do batom ao rímel, passando por corretivos e delineadores, alguns dos itens de uma ampla gama de produtos para maquiagem. O objetivo da marca é oferecer, além do veganismo e o comprometimento de não realizar nenhum teste em animais, alternativas naturais para a beleza: cada um dos produtos Simple Organic são produzidos com pelo menos 95% de matéria-prima natural e 10% de ingredientes originários da produção orgânica. Também com a certificação da ECOCERT, aliás, todos os produtos da marca estão livres de compostos químicos como parabenos e petrolatos – ou seja, não agridem o seu corpo ou o meio ambiente. Com tantos benefícios, já dá pra começar a repensar a relação com os produtos de beleza sintéticos, né?
2. Baims Natural Makeup
Outra marca de maquiagem vegana com certificações que vão do selo "Cruelty-free" da PETA ao "Vegan" da Vegan Society é a BAIMS, preocupada não apenas com uma produção vegana e sem crueldade, mas que também oferece consciência ecológica e ética em cada iluminador, sombra e pincel. Para se ter uma ideia, não só a marca prioriza os direitos dos animais como também garante que a produção e extração de seus ingredientes não causa nenhum mal-estar ao meio ambiente – já que parabenos e outros elementos sintéticos também não entram em seus produtos. Aqui [hyperlink: http://www.vegmag.com.br/beleza/escolha-por-cosmeticos-organicos-e-tao-importante-quanto-escolha-de-uma-dieta-saudavel/] você encontra a entrevista que a VegMag fez com Luisa Baims, idealizadora e fundadora da marca, sobre essa consciente iniciativa para o mercado de beleza - afinal, batons veganos já não faltam. E não podemos esquecer que com o selo "eureciclo" a marca também sai na frente na compensação ambiental.
3. Face it Natural Cosmetics
Veganos, naturais e orgânicos: uma combinação que não abre espaço para o mal-estar de ninguém na cadeia de produção, nem dos animais, nem do meio-ambiente. Nessa onda que veio para ficar também entra a Face it, marca carioca especializada em batons livres de derivados do petróleo e metais pesados. Com oito cores que vão do vermelho bordeaux ao terracota, a marca também entra para o rol de maquiagens responsáveis que oferecem apenas benefícios ao mundo – e não só o da beleza.
4. Bioart Cosmetics
Atuando no mercado de beleza desde 2010, a Bioart surgiu de uma necessidade de encontrar uma alternativa mais saudável de cosméticos da própria fundadora, Soraia Zonta, por conta de sua pele sensível e alérgica. Com isso surgiu a marca, que desde o começo busca oferecer nutrientes funcionais para a pele em seus cosméticos livres de ingredientes tóxicos e sintéticos. Dentro desse espectro não podia faltar o ideal vegano e cruelty-free, claro. Do blush ao corretivo.
5. Cativa Natureza
Desde 2008 a marca curitibana Cativa Natureza oferece maquiagens naturais e orgânicas feitas com materiais como argila preta, óleo de babaçu, óleo de café verde e extrato de aloe vera. Privilegiando pequenos e médios produtores orgânicos e rastreando seus insumos, a marca se mostra responsável por todo seu processo de produção. O veganismo também não fica de fora dessa responsabilidade: a marca se compromete a não ter nada de origem animal em seus produtos e não realizar testes em animais. BB Cream, bases e delineadores, entre outros produtos que incluem também por sabonetes e esfoliantes, chegam ao mercado acompanhados de certificados ECOCERT e IBD.
6. Organela Maquiagem Natural e Orgânica
Outra marca que surgiu da necessidade de oferecer maquiagens alternativas para pessoas com peles sensíveis e alérgicas aos produtos convencionais é a Organela, de Joinville. Com produtos que vão da sombra ao gloss, acompanhando uma ampla gama para a beleza do rosto, a marca alinhou a necessidade de ser saudável para a pele com a necessidade de ser consciente para a natureza e os animais. Além de ser vegana a marca ainda conta com certificado ECOCERT, o que garante a preferência por ingredientes orgânicos e de origem natural para seus produtos e a adoção de procedimentos de produção que respeitam o meio ambiente. Uma opção natural e orgânica, como o nome da marca já diz, definitivamente tem mais benefícios para a pele do que componentes químicos.