moda sustentável

6 MARCAS DE MODA MASCULINA COM PEGADA SUSTENTÁVEL

Conheça as poucas opções que adotam uma produção de menor impacto ambiental – apenas duas são veganas


camila freire | Dec 16, 2021

As marcas de moda que têm acelerado as melhorias sustentáveis no processo de produção, na grande maioria, são direcionadas para o público feminino. Ainda contamos nos dedos das mãos as opções masculinas ou unissex com uma pegada socioambiental mais consciente. Depois de uma boa pesquisa, encontramos seis sugestões bacanas que mostram na prática que são sustentáveis – duas são também veganas! 

ORIBA (@oriba)

Idealizada por três amigos, a marca paulistana de moda masculina mostra na prática que é viável criar uma empresa seguindo um propósito sustentável, não só relacionado ao meio ambiente, mas à sociedade como um todo. Uma das medidas para isso é oferecer apenas peças essenciais de qualidade, com preços acessíveis, e que não sigam tendências para evitar que elas sejam descartadas a cada nova coleção. 

As camisetas Oriba, por exemplo, são feitas com algodão orgânico certificado, que, em um ano, economiza 12 milhões de litros de água quando comparado ao algodão convencional. A marca também é responsável pela calça Beta – chamada por eles de a “jeans mais sustentável do Brasil”. Todo o processo de lavanderia têm 0% desperdício de água e 100% de energia renovável. Já os tecidos sintéticos são feitos apenas de materiais reciclados ou biodegradáveis. 

RESERVA (@reserva)

Além das famosas camisas polo, a linha de produtos em algodão reciclado, produzido a partir de sobras que são desfibradas e tecidas novamente, é o mais novo carro-chefe da marca exclusivamente masculina. Mas todas as outras peças da coleção são confeccionadas com materiais sustentáveis, além disso a Reserva honra o compromisso de buscar formas responsáveis de reutilização e descarte dos seus produtos. Os impactos (pequenos, mas ainda gerados no processo de produção) são compensados para manter o propósito da marca.

Em 2019, a marca foi a primeira brasileira a participar do Fashion Industry Charter for Climate Action – compromisso criado na COP24 (Conferência da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas) e que reúne as principais marcas de moda do mundo com o objetivo de neutralizar o impacto ambiental da indústria até a primeira metade do século 21.

CULTIV (@cultivco)

Marca masculina de streetwear do estilista Leandro Hassan, a Cultiv também levanta a bandeira do slow fashion (roupas com qualidade e menos descartáveis). As camisetas são todas 100% em algodão Pima (algodão levinho que, por ter fibras mais longas, evita a necessidade de emenda nas peças) estampado com tintas serigráficas à base de água. 

Sobre a extração de matéria-prima, o fabricante garante buscar fornecedores responsáveis, que optam por processos que geram menos demanda de energias não renováveis e com materiais menos tóxicos ao meio ambiente, como plástico/poliéster ou solventes.

LAB77 (@lab77store)

A carioca LAB77, criada em 2018, é uma marca unissex de camisetas feitas de algodão 100% sustentável, com o selo Better Cotton Iniciativa, que certifica a conscientização do agricultor em relação às responsabilidades socioambientais no campo. 

Para evitar desperdício, a LAB77 também criou um esquema de estampar e modelar as pelas de acordo com a preferência do cliente. São usadas tintas naturais no processo de tingimento e, na lavagem, amaciante ECO à base de casca de arroz. 

KING55 (@king55lifestyle)

Surgida em 2001, é uma das marcas veganas com foco na moda jovem mais antigas no país. Além das propostas cruelty-free e sustentável, a King55 aposta na criação de peças exclusivas e customizadas, todas produzidas manualmente. 

VEGANO SHOES (@veganoshoesoficial)

Fundada em 2013, na cidade de Franca (interior de São Paulo), maior polo calçadista do interior de São Paulo, a marca já surgiu com a preocupação de preservar o  meio ambiente e o desejo de propagar o veganismo. Para isso, a Vegano Shoes pesquisou materiais sustentáveis e livres de qualquer crueldade animal para a confecção dos calçados, masculino e feminino.  

Atualmente, a marca oferece desde tênis de trilha e esportivo até sandálias e chinelos.