moda sustentável

5 PERFIS SOBRE MODA SUSTENTÁVEL

Para quem gosta de guarda-roupa minimalista, reutilização de tecidos e dicas de looks ecológicos


Gabriella Major | Feb 24, 2021

A moda sustentável está em alta. Porém, por mais que navegue nas redes sociais atrás de informações bacanas sobre o tema, você pode demorar para encontrar perfis que abordam o assunto de um jeito leve e didático. Fizemos uma boa pesquisa e pedimos dicas para quem entende muito desse universo para selecionarmos cinco sugestões, entre digital influencers e portais, que compartilham diariamente conteúdo (fotos, textos explicativos ou vídeos) sobre uma moda mais responsável com o planeta e as pessoas envolvidas na produção.  

Giovanna Nader (@giovannanader)

Apresentadora, ativista ambiental e podcaster do @otempovirou, Giovanna entrevista pessoas que incentivam mudanças em diferentes áreas (moda, alimentação, meio ambiente) para que possamos habitar melhor o mundo em que vivemos.⁣⁣ Além disso, é fundadora do @projetogaveta, movimento que tem como objetivo conscientizar sobre a importância de adotarmos uma moda mais sustentável, apoiando a diversidade de estilos, originalidade, espontaneidade e autenticidade. Em seu perfil, os seguidores encontram rota de brechós e informações sobre os impactos ambientais causados pela indústria têxtil, consumo consciente, reciclagem de roupas e beleza natural. Giovanna também publica vídeos educativos sobre os prejuízos ao planeta provocados pelo lixo plástico, desmatamento de florestas e consumo de carne. 

Chiara Gadaleta (@chiaragadaleta)

Sua jornada na moda teve início em 1992, como modelo. Após dois anos, Chiara decidiu estudar moda fora do país e, de volta ao Brasil, atuou como stylist e diretora de criação para revistas e catálogos. Deixou de se identificar com a indústria tradicional da moda, em 2007, e passou a pesquisar novas culturas e a relação de suas vestimentas com a natureza. A ex-modelo, então, se tornou especialista na aplicação da sustentabilidade dentro da moda, beleza e design.

Ela usa o Instagram para publicar temas voltados à sustentabilidade em IGTVs explicativos, posts didáticos e reels de looks montados com peças garimpadas em brechós ressaltando a importância do reaproveitamento e reuso das roupas. Chiara é também fundadora do movimento @ecoera, criado em 2008 com a missão de integrar o mercado da moda, beleza e design a questões sociais e ambientais. 

Karina Belarmino (@karinabelarmino)

A digital influencer aborda principalmente o minimalismo, trazendo em seu perfil diferentes jeitos de usar uma mesma peça de roupa, montando looks adaptados ao seu estilo. Karina estimula o desapego e, para isso, ensina seus seguidores a manterem um guarda roupa estiloso com poucas peças, além de evitar o consumo excessivo e desnecessário. E como umas coisa puxa a outra, ela ainda fala sobre autoestima e autoaceitação, mostrando que qualquer pessoa pode e deve encontrar seu estilo, independentemente do que está em alta nas redes sociais. 

Regressa (@souregressa)

Criado por Bruna Ramos em 2019, a Regressa surgiu para oferecer alternativas sustentáveis ao couro animal a partir de câmaras de pneu de bike, antes descartadas. Além da venda de peças autorais e únicas, o perfil da designer de produto aborda diversos assuntos relacionados ao upcycle dentro da moda (técnica de reaproveitamento de materiais descartados) e a diferença entre customização e reciclagem dentro do mundo têxtil. Os seguidores ainda podem acompanhar a produção na Regressa, desde o momento da coleta dos pneus até a elaboração final das peças.

Moda Limpa (@modalimpa)

Estilista formada pela Faculdade Santa Marcelina, professora, ativista e pesquisadora, Marina de Luca criou o Moda Limpa (portal e Instragram) para mostrar que a moda pode ser uma ferramenta de transformação do mundo. No portal são oferecidos cursos e workshops sobre moda sustentável com propósito e, no Instagram, são publicados  conteúdos didáticos e rápidos sobre o ciclo de vida de uma peça de roupa, tecidos ecológicos e sustentáveis, minimalismo, impactos da indústria têxtil no meio ambiente e tingimento de tecidos. É um perfil superinteressante para profissionais de moda, estudantes e pessoas interessadas em moda sustentável.