argilas

5 CORES DE ARGILA PARA TRATAR NATURALMENTE A PELE

Hidratam, acalmam e amenizam linhas de expressão. Escolha a sua


Eliane Contreras | Jun 03, 2020

Extraídas de fontes naturais, as argilas são ótimas opções para você tratar a pele sem expor seu organismo a substâncias químicas. São geralmente usadas na forma de máscara para remover células mortas e acalmar a pele, mas você pode obter ainda mais benefícios se escolher a cor (branca, amarela, verde, vermelha ou roxa) de acordo com seu objetivo (reequilibrar a oleosidade, desinflamar, favorecer a cicatrização ou amenizar rugas e linhas de expressão). Também tenha o cuidado de verificar no rótulo se o produto tem apenas um ingrediente: argila, e nada mais.

Na hora de preparar a máscara, misture a argila com água, água termal ou chá e óleo essencial nas proporções sugeridas aqui pela nutricionista e esteticista Sheila Mustafá. Aplique com movimentos suaves, de uma a duas vezes por semana, no máximo. Agora acompanhe as propriedades de cada argila e escolha a sua.

Argila branca: é a mais delicada das argilas e, por isso, bastante indicada para aplicação no rosto, entre tratamentos intensos. Alivia dores e irritação provocadas pelo excesso de manipulação da pele ou uso de substâncias químicas. Rica em silício, um dos minerais mais compatíveis com o organismo humano, a argila branca age profundamente, tratando diferenças de tonalidade da pele, rugas e flacidez. 

Argila amarela: por ter potássio, a máscara com essa argila não só remove as células mortas como estimula a formação de células novas, favorecendo processos de cicatrização e regeneração da pele. Indicada para esfoliar o rosto e o corpo, pés e mãos.  

Argila verde: considerada a melhor das argilas para tratar a pele com acne ou excesso de oleosidade. A presença de montmorillonita, mineral formado por moléculas que, em contato com a água, permitem a argila absorver gordura e sebo. A máscara facial de argila verde também dá apoio ao tratamento de manchas.

Argila vermelha: aumenta o tônus e a elasticidade da pele a partir do estímulo dos fibroblastos envolvidos na produção de colágeno. O ferro presente em sua composição também melhora a imunidade da pele, tornando-a menos frágil e suscetível a infecções. Pode ser usada como máscara no rosto e esfoliante no corpo, incluindo mãos e pés.

Argila roxa: é a que tem mais nutrientes, especialmente magnésio, mineral que se esgota facilmente num organismo sob estresse, o que induz a formação de rugas, acentua os sinais, resseca e envelhece a pele. Restabelece o equilíbrio da oleosidade e tem efeito imediato sobre os sinais de expressão e a aparência envelhecida.