skincare

10 PASSOS (NA ORDEM CERTA) PARA CUIDAR DA PELE

Dermatologista ensina em que momento aplicar cada produto


luiza archer* | Apr 16, 2021

Você usa sabonete facial, tônico, sérum e protetor solar todos os dias, mas não se preocupa em seguir a ordem correta de aplicação de cada cosmético? Faz toda diferença! Mesmo quem segue uma rotina simples, com poucos passos, precisa dar chance de os produtos penetrarem na pele. Do contrário, não tem sentido gastar dinheiro com cosméticos nem tempo diante do espelho.

Os dez passos (e respectivos produtos) sugeridos a seguir dependem da necessidade de cada pessoa e, portanto, não devem ser vistos como regra, ainda que extremamente proveitosos para os cuidados da pele. O ideal é você consultar um bom dermatologista para avaliar as demandas da pele e os tipos de produtos necessários, que devem ser aplicados na ordem correta. Além disso, procure estabelecer a melhor rotina para você e, de preferência, que proporcione sensação de prazer.

Cuidados no período da manhã

Logo ao acordar, a rotina de cuidados com a pele tem dois objetivos principais: prevenção e proteção. Portanto, é importante incluir sérum antioxidante e protetor solar (mesmo que você não saia de casa) no ritual matinal, e use-os na ordem correta.

Passo 1: sabonete facial

Os produtos de limpeza devem conter principalmente surfactantes, que podem ser suaves e de origem vegetal. Atuam removendo o excesso de oleosidade da pele e o restante dos produtos usados na noite anterior, favorecendo a penetração dos ativos que serão aplicados na sequência da manhã. 

Passo 2: tônico

O produto faz uma segunda limpeza e, dependendo da necessidade da pele, pode ter ação seborreguladora (controle de oleosidade), clareadora e de redução de poros. Deve ser aplicado com um algodão ou disco reutilizável logo após o uso do sabonete facial, com movimentos de baixo para cima e de dentro para fora do rosto.

Passo 3: sérum antioxidante

Protege a pele contra danos causados ​​por moléculas instáveis, mais ​​conhecidas como radicais livres. Comuns na formulação, as vitaminas C e E são antioxidantes que melhoram a textura e o viço da pele. Substâncias também com ação antioxidante: chá verde, resveratrol e cafeína. Espalhe algumas gotas no rosto e pescoço antes do protetor solar. 

Passo 4: protetor solar

Existem várias opções de protetor solar, com toque seco, hidratante, com e sem cor, resistente ou não à água. Escolha o melhor para sua pele e aplique uma camada uniforme em todo o rosto no final da rotina de cuidados da manhã, antes da exposição solar ou à luz artificial intensa (tela do computador, por exemplo). É imprescindível para prevenir manchas escuras, flacidez e câncer de pele. 

Cuidados no período da noite

Os produtos aplicados nesse período devem ter ação mais intensa para reparar os danos na pele provocados durante o dia, geralmente pelo sol, pela poluição, maquiagem e outros agressores. É também o momento de você aplicar produtos com princípios ativos de ação de renovação celular, pois são sensíveis à luz solar e, portanto, não podem ser utilizados durante o dia.

Passo 5: removedor de maquiagem à base de óleo

Além de dissolver os óleos produzidos naturalmente pela pele, quebra os ingredientes oleosos presentes na maquiagem. O ideal é seguir as instruções específicas do produto, mas, em geral, você deve aplicar o removedor de maquiagem (demaquilante) no rosto molhado, massagear até que a pele esteja limpa e enxaguar com água fria.

Passo 6: sabonete facial

Assim como pela manhã, lave o rosto à noite com um sabonete apropriado para seu tipo de pele e capaz de remover as impurezas depositadas ao longo do dia.

Passo 7: névoa hidratante ou tônico

Dependendo da necessidade da sua pele, borrife no rosto uma névoa ou bruma hidratante ou aplique um tônico para o controle de oleosidade e tratamento da acne, por exemplo.

Passo 8: sérum ou creme de tratamento

Após a névoa ou tônico, aplique um produto para estimular a renovação celular, pois o processo de renovação vai sendo prejudicado com o passar do tempo, favorecendo o envelhecimento precoce da pele. Caso seu rosto apresente   manchas, use também um produto com ativos clareadores ou ativos anti-inflamatórios, no caso de acne. E, se o produto dessa etapa não tiver um efeito hidratante associado, recomendo, na sequência, a aplicação de um hidratante específico para seu tipo de pele.

Cuidados semanais

Passo 9: esfoliante

A esfoliação remove as células mortas da superfície da pele e descongestiona os poros. Aplique no rosto em um dia e horário tranquilos (pode ser à tarde) para complementar o tratamento diário.

Passo 10: máscara de argila

Dependendo da máscara, além de efeito detox, pode ter ação clareadora, anti-acne ou antirrugas. Aplique depois do esfoliante.