Novos hábitos

VEGANUARY 2022

Movimento inspira pessoas do mundo todo a adotar o veganismo por 30 dias


Redação | Dec 31, 2021

A partir do dia 1 de janeiro de 2022 tem início mais uma edição do Veganuary. Criada em 2014 pelo casal britânico Matthew Glover e Jane Land, a campanha global tem o objetivo de incentivar pessoas do mundo todo a se juntar ao compromisso comunitário de abdicar, durante o primeiro mês do ano, de tudo que envolva sofrimento animal – de alimentos a cosméticos e roupas; de viagens a atividades de entretenimento.

Geralmente, as mudanças na alimentação são consideradas as mais desafiadoras. Mesmo assim, após 31 dias de cardápio 100% plant-based, muitos dos participantes do Veganuary 2021 (mais de meio milhão, segundo dados do site da campanha) tiraram de vez a carne do cardápio ou seguiram veganos o restante do  ano – ou seja, adotaram um um estilo de vida totalmente livre de sofrimento animal e, de quebra, mais responsável com o meio ambiente e a própria saúde. 

Para quem vai passar pela experiência pela primeira vez, listamos 5 passos para facilitar a adesão ao movimento. São medidas que também propõem um começo de ano mais consciente em relação à alimentação e outras escolhas de consumo essenciais para vivermos num mundo com mais respeito a todos os seres, animais e humanos (vamos juntos!?). 

1.Planeje as refeições com antecedência
Organize sete dias de cardápio e vá às compras com a lista de itens necessários. Repita o mesmo na semana seguinte. Sem os ingredientes dos preparos em mãos, dificilmente você se manterá na proposta de 31 dias sem comer nada de origem animal.

Aqui no site você encontra receitas veganas para o café da manhã, almoço, lanche e jantar

2.Veganize seus pratos favoritos
Ninguém precisa ficar sem comer o que gosta ou passar o mês com refeições monótonas, só com brócolis e tofu. Se o seu prato favorito é lasanha à bolonhesa, substitua o queijo por uma versão vegana e a carne moída por lentilha ou proteína texturizada de soja. 

3.Compre apenas produtos veganos
Faça isso aos poucos, à medida que a reposição dos cosméticos, roupas, sapatos e acessórios que você tem for realmente necessária. 

4.Baixe aplicativos veganos
O HappyCow indica lojas e restaurantes veganos perto de você. Já o WikiVeg é um app interativo – os próprios usuários sinalizam quais produtos disponíveis no mercado (de biscoito a calçados) são veganos ou não.  

5.Assine o Veganuary 2022
Durante o mês de janeiro, o movimento envia uma newsletter diária aos participantes com orientações sobre o universo vegano. É só acessar o site (veganuary.com/pt-br/inscreva-se/) e fazer a inscrição gratuita. 


Foto: Site Veganuary