ATIVISMO

VEGACTION: ATIVISMO VIRTUAL ORGANIZADO E POSITIVO

SAIBA MAIS SOBRE O NOVO MOVIMENTO ARTICULADO PELA SVB


Helen Almeida | Oct 31, 2018

Imagine uma forma de articulação virtual onde todos podem ser ativistas e contribuir de maneira séria e organizada para a promoção do vegetarianismo/veganismo no Brasil inteiro. Com a criação do VegAction, a Sociedade Vegetariana Brasileira tornou essa possibilidade real.

Há aproximadamente três meses, o VegAction nasceu com o objetivo de promover a causa de forma organizada e positiva. Ricardo Laurino, presidente da organização, conta que o projeto foi criado com foco em ajudar pessoas que querem praticar ativismo, mas esbarram em dificuldades para fazê-lo. Além de iniciantes, muitos ativistas que já estão na ativa, também se interessaram e já aderiram a esse ativismo virtual.

“A ideia foi dar uma oportunidade para as pessoas que querem ser voluntárias, querem ser ativistas, mas tem muito pouco tempo ou estão em locais onde não existem grupos formados e a pessoa tem mais dificuldade para isso. Então, a ideia do VegAction é organizar ações virtuais. No caso da SVB, a gente sempre trabalha com visões positivas de promoção do vegetarianismo. A gente ajuda as pessoas para que elas possam ser ativistas de forma efetiva, organizada e dando um recado positivo sobre o vegetarianismo"

O VegAction promove ações diretas virtuais, articuladas pelo departamento de voluntários, em que as centenas de pessoas envolvidas no projeto enviam mensagens e interagem nas redes sociais. Essas interações podem acontecer de diversas maneiras, seja respondendo coletivamente a informações equivocadas, convidando os usuários a conhecer determinadas campanhas, informando ou até mesmo interagindo positivamente com pessoas ou organizações que apoiam a causa. “Basicamente as questões ligadas ao vegetarianismo, mas não necessariamente a gente precisa ficar parado nisso, né? Porque existe uma similaridade em alguns temas que fazem com que a gente também possa ter algum tipo de ação”, conta Ricardo Laurino.

Uma constante preocupação da equipe criadora do VegAction é garantir que apenas informações relevantes e confiáveis sejam divulgadas pelos ativistas. A organização orienta os voluntários a em hipótese alguma organizar argumentos falsos com o objetivo de favorecer a causa, além disso, a abordagem deve ser sempre educada e positiva, baseada em argumentos sólidos. Para participar, essas e outras regras devem ser seguidas pelo ativista.  Além das questões éticas, segundo Ricardo, a entidade também se certifica quanto às informações técnicas.

 “As pessoas querem ajudar e propagar informações e, às vezes são informações que elas, de repente, não têm certeza quanto a veracidade ou quanto ao nível de confiabilidade. O VegAction também ajuda nesse aspecto. Então, é uma ação organizada por uma entidade que avalia, tem toda uma informação bem definida e científica em relação ao que vai ser feito. Isso tanto no sentido de saúde quanto no sentido de meio ambiente ”

O presidente da SVB lembra de uma ação que pode ser considerada uma grande vitória. “Existia um projeto de lei em Curitiba que previa a regulamentação e a liberação da criação de animais dentro de uma outra PL, que era uma PL que tinha como propósito a regulação e o estímulo a agricultura na cidade”.  Ricardo conta que tudo se encaminhava para que o projeto fosse aprovado com o texto completo, até que o VegAction entrou em ação e os ativistas enviaram inúmeras mensagens para os vereadores. Posteriormente, o projeto de lei foi aprovado sem a inclusão da criação de animais. “Durante a votação, o próprio vereador, que depois entrou em contato com a gente, que havia proposto a lei disse que apoiava a proposição inicial. Toda a câmara de vereadores seguiu a indicação desse vereador e a lei foi aprovada somente prevendo e regulamentando a produção de agricultura no município”. Os vereadores chegaram a citar a ação dos voluntários no caso.

“Essa foi uma grande vitória. Citaram, inclusive, as centenas de mensagens que os vereadores receberam pedindo que isso não fosse aprovado"

Apesar de se tratar de um projeto novo, o VegAction já conquista vitórias e está disponível para que pessoas interessadas em ajudar a causa possam participar de ações impactantes no conforto de sua casa. Para saber mais e participar, basta acessar o site da Sociedade Vegetariana Brasileira. Agora, todos podem fazer ativismo e ajudar a promover o vegetarianismo.

Ficou interessado, saiba mais aqui.