Planejar uma viagem bacana demanda tempo, paciência e organização. Agora, imagine todo esse planejamento quando os viajantes são veganos. O cuidado precisa ser redobrado. Há quem goste de cuidar pessoalmente de cada detalhe, mas muita gente prefere contar com o apoio de profissionais especializados. A fim de atender esse público, nasceram agências de turismo especializadas no veganismo. Elas cuidam de todos os detalhes para um roteiro com passeios e instalações sustentáveis e ofereçam um cardápio livre de ingredientes de origem animal.
Em 2018, Zac Lovas, cofundador da agência de viagens VegVoyages, afirmou para a revista Forbes: “Definitivamente há um aumento na demanda por viagens veganas”. Criada em 2004, a VegVoyages nasceu com três opções de destinos e, quatorze anos depois, já contava com 23 roteiros por ano, em cinco países.
A brasileira Vegan4You Viagens Conscientes é a primeira agência de viagens e experiências veganas da América Latina. Foi criada por Juliana Molina e Elton Bastos, depois que o casal se tornou vegano: “Aí que a gente começou a perceber esse gap, a falta de ofertas de lugares veganos, serviços veganos. Então veio o click”, explica Juliana. Primeiro, fizeram um blog e, a partir dele, as pessoas, em especial os amigos, passaram a pedir indicações e roteiros montados pelos dois. Daí surgiu a Vegan4You.
PACOTES E DESTINOS
Como a preocupação com o destino escolhido é enorme, a agência tende a indicar locais já conhecidos do casal. Quando não conhecem o lugar, Juliana e Elton recorrem ao suporte de pessoas que podem ajudar os turistas em caso de necessidade ou, então, partem para roteiros que seguem fortemente a filosofia, alimentação e outros hábitos veganos.
“A gente pesquisa cuidadosamente para que os passeios não tenham nenhum tipo de exploração — nem animal e nem humana”.
A agência tem alternativas de pacotes para todos os bolsos e, por isso, podem incluir desde experiências por um dia, viagens de fim de semana ou feriados prolongados, até viagens mais longas pelo Brasil ou exterior. “Quando acontece da hospedagem não ser vegana, nós temos o cuidado de conversar com o proprietário ou gerente para que nossos clientes tenham opções veganas no café da manhã. Quando isso não é possível, a agência leva o café da manhã. Até hoje tem dado certo e a aceitação é muito grande”.
PERFIL DO TURISTA
As pessoas que geralmente procuram a Vegan4You são vegetarianas que querem conhecer um pouco mais sobre veganismo. “Muitas delas estão em transição ou que acabaram de se tornar veganas”, diz Juliana. Ela conta que muitos clientes que estão tentando virar veganos a partir de informações da internet ou de documentários, se sentem sozinhos nessa decisão e, por isso, querem conhecer outras pessoas que têm o mesmo objetivo.
Esse não é o único público da agência, que também atrai pessoas preocupadas em fazer turismo provocar impacto negativo no meio ambiente. Aliás, uma pesquisa de 2018, realizada pelo Booking.com, mostrou que mais de 90% dos brasileiros têm esse mesmo desejo. São números que abrem a perspectiva de Juliana e Elton influenciarem mais pessoas para o veganismo.
“O nosso trabalho é também o nosso ativismo”.
AO REDOR DO MUNDO
Assim como a Vegan4You, várias agências ao redor do mundo têm apostado nesse mesmo tipo de roteiro. Para a Forbes, Zac Lovas definiu bem o aumento da procura pelo turismo vegano:
“Mais pessoas estão abraçando a ideia, os conceitos e os benefícios que antes eram rejeitados pela simples menção da palavra ‘veganismo’. Isso influencia diretamente as propostas de viagens veganas, uma vez que temos mais veganos procurando por opções de viagens e até não veganos que não vêem problema em viajar e consumir refeições livres de exploração por uma ou duas semanas”.
Independentemente de cuidar dos detalhes da própria viagem ou contar com o apoio de agências especializadas, o que realmente vale é você estar atento e garantir o máximo possível que o roteiro seja sustentável, justo e, claro, possa acrescentar conhecimento e boas experiências na bagagem.