turismo sustentável

SERRA DA ESTRELA ADOTA TURISMO SUSTENTÁVEL

TRADICIONAL EM CAMPOS DO JORDÃO, O HOTEL TEM HORTA ORGÂNICA E RESTAURANTE (QUASE) 100% VEGANO


Gabriella Major | Dec 10, 2021

Ano a ano, cresce o interesse no mundo por uma alimentação vegetariana. No Brasil, segundo Ibope de 2018, já são 30 milhões de pessoas (14% da população)  adeptas das refeições sem carne, sendo que, desse total, 7 milhões são vegetarianos estritos, ou seja, recusam qualquer atividade que envolva sofrimento animal, inspirando até mesmo os setores turístico e hoteleiro a adotarem medidas ambientais de menor impacto e respeito a todos os seres vivos. 

Referência na cidade de Campos de Jordão (SP), no centro turístico Vila Capivari, pelo engajamento nas causas animais, o hotel Serra da Estrela, tem mergulhado cada vez mais na proposta de sustentabilidade – meta que vem sendo buscada há 5 anos pela proprietária Denise Bernardino, desde sempre engajada na causa animal. Já em 2015, ela transformou o cardápio do restaurante que funciona dentro do hotel em vegetariano, dando início ao Restaurante Alquimia, no mesmo piso da recepção. No ano seguinte, um novo passo: todos os pratos foram transformados em opções veganas, com sucesso, apesar da região, famosa pelos fondues de carne e queijo.

Foto: Hotel Serra da Estrela

Nossa coordenadora de produtos Gabriella Major se hospedou no Serra da Estrela em setembro deste ano e constatou: “Atualmente, a única refeição do Alquimia que ainda tem alimentos de origem animal é o café da manhã. Mesmo assim, esses itens ocupam apenas 20% do bufê gigantesco, oferecido todos os dias.” As opções veganas no almoço e jantar também são bem variadas e criativas – entre elas, risotos, polpetones, saladas, lanches, massas, fondue vegano e pizzas. Sábado tem feijoada vegetariana, um dos itens do menu mais elogiados do dia. 

O hotel e o restaurante convidam os hóspedes e clientes a reduzir e/ou eliminar o consumo de carne animal com o objetivo de restaurar os ecossistemas. Esse trabalho é realizado a partir dos pratos deliciosos e bem elaborados, capazes de conquistar inclusive os não veganos que estão pela região.

O Alquimia é aberto ao público. Então, mesmo quem não está hospedado no hotel pode comer no restaurante, que, no momento, funciona no sistema de bufê apenas no fim de semana, ou visitar a lojinha dedicada a produtos do universo veg, como livros, camisetas e canecas. Os hóspedes podem pedir as refeições no quarto. Café, sobremesas e vinhos são servidos o dia todo, para todos.

Outro cuidado da proprietária: oferecer aos hóspedes verduras e legumes orgânicos, a maior parte cultivada na horta do próprio hotel. O cultivo ocorre há 2 anos para abastecer o restaurante e, agora, também fornece cestas orgânicas para a região. A visita guiadas à horta faz parte da programação, mas é cobrada à parte (R$ 40 por pessoa), já que inclui o tour pelos canteiros das hortaliças e estufas de tomate e morango seguido de piquenique na cachoeira, com pães e pastinhas veganas.

Construído no estilo europeu, o hotel é bem charmoso e oferece quartos espaçosos e confortáveis. As opções vão desde as mais simples, como a suíte standard econômica, até as mais luxuosas, como a prime, com ofurô. Os hóspedes têm disponível área de lazer, brinquedoteca, sala de jogos, spa, piscina aquecida, sauna e espaço fitness. O hotel está cumprindo com todas as normas de segurança necessárias para a prevenção da saúde: capacidade reduzida, reserva de espaços comuns e espaçamento correto entre as mesas do restaurante. Não faltam também tranquilidade, ar puro, consciência ambiental e respeito aos animais.

*Gabriella Major, nossa coordenadora de produto da VegMag, se hospedou no Serra da Estrela à convite do hotel Serra da Estrela, que tem respeitado todas as medidas de segurança contra o Covid-19.