Você sabe qual é o papel de um santuário animal ou já visitou algum deles? Os santuários são instituições sem fins lucrativos que resgatam e acolhem animais vítimas de exploração e maus tratos. O principal objetivo é tratar e reabilitar essas espécies para que, posteriormente, sejam reintroduzidas na natureza. Diferentemente de zoológicos, os bichos são criados livres de gaiolas ou jaulas, deixando o ambiente similar ao seu habitat natural.
“O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais”, trecho da Declaração Universal dos Direitos dos Animais (UNESCO).
Durante o isolamento social, os santuários também foram muito prejudicados. O fluxo de funcionários diminuiu e as visitas, antes realizadas para arrecadar renda, precisaram ser pausadas. Pensando no lindo trabalho que exercem e na maior visibilidade da causa, separamos quatro deles para você conhecer, contribuir como puder e, ainda, se apaixonar por seus moradores.
Santuário Asseama
Localizado em Atibaia, interior de SP, abriga 176 animais, entre domésticos e silvestres. O espaço faz parte do Grupo Asseama, que conta com um centro espírita e um restaurante na Vila Mariana, bairro da zona sul de São Paulo, para ajudar na captação de renda.
Atualmente, o santuário trabalha com três tratadoras responsáveis pela alimentação e limpeza dos animais, e alguns veterinários voluntários. O gasto com a manutenção do espaço ultrapassa 17 mil reais mensais, valor arrecadado a partir de doações e da renda obtida com o grupo Asseama.
Como ajudar: valores em dinheiro podem ser doados pelo site (via PagSeguro ou depósito bancário). Você também pode comprar produtos Asseama à venda no restaurante da marca e lojas parceiras, tornar-se uma empresa parceira ou, ainda, realizar trabalhos voluntários no santuário. O cardápio do restaurante está disponível no instagram Asseama Gastronomia Saudável. Para mais informações, acesse: https://asseama.org.br/
Santuário Terra dos Bichos
Situado em São Roque, próximo à cidade de São Paulo, abriga cerca de 300 animais de 15 espécies diferentes, todos vítimas de maus tratos. O santuário também realiza um forte trabalho no resgate de porcos envolvidos em acidentes no Rodoanel - SP, na região de Diadema, o que gera ainda mais gastos ao local, principalmente com os filhotes que costumam nascer no santuário. Para manter o espaço, são gastos cerca de 23 mil reais mensais, incluindo salário dos funcionários, compra de ração, despesas fixas, além do atendimento veterinário necessário.
Como ajudar: doando através do site (via PagSeguro ou depósito bancário) ou por meio da Campanha Vakinha, feita nos últimos meses para suprir os gastos gerados durante a pandemia, doando um alimento, apoiando mensalmente o local, encomendando comidas veganas do restaurante local, cedendo um espaço em suas redes sociais para o apoio à causa ou apadrinhando um porco (R$ 300 /mês). Com a situação atual, o espaço está com contas atrasadas e disponibilizou em suas redes sociais o código para quem puder ajudar com alguma delas. Para mais informações, acesse: https://www.santuarioterradosbichos.org.br/
Santuário das Fadas
O Santuário das Fadas, localizado em Teresópolis, Rio de Janeiro, resgata animais vítimas de maus tratos, negligência e abuso em fazendas da região. Por conta dos maus tratos, os animais chegam com danos físicos e emocionais e recebem um tratamento especial para trazer de volta a sua autoestima e confiança.
Desde 2008, a ONG tem como objetivo oferecer um lar permanente aos animais, proporcionando uma vida tranquila, feliz e segura, com saúde, boa alimentação, higiene e dignidade. Para manter o espaço funcionando, dependem de doações, apadrinhamentos e parcerias com empresas. Saiba a seguir como ajudar.
Como ajudar: doando através do site (via Pagseguro, PayPal ou depósito bancário), apadrinhando um dos bichinhos do local (o valor varia de acordo com a espécie). Para aqueles que nao podem contribuir com muito, o santuário disponibiliza o sistema de débito em conta no valor de R$2,99/ mês. Para mais informações, acesse: https://www.santuariodasfadas.org/
Santuário Rancho dos Gnomos
A Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG), localizado em Cotia - SP, abriga cerca de 320 animais vítimas de maus tratos e abandono. Fundada em 1991, a ONG tem como principal objetivo a preservação da natureza e do bem-estar da fauna silvestre e nativa.
Chegando ao santuário, todos os animais passam por um processo de recuperação, envolvendo homeopatia e tratamentos naturais com uma equipe multidisciplinar especializada em todos os processos. Hoje em dia também trabalham em parceria com o poder público e órgãos oficiais, como o IBAMA e a Polícia Militar Ambiental, além de coordenarem um programa de educação ambiental para crianças e jovens.
Como ajudar: doando através do site (via PagSeguro, paypal, boleto, cartão ou transferência bancária) ou por meio da campanha “Santuário Animal”, dedicada à arrecadação de fundos para a mudança do local para a Serra da Mantiqueira.
Por não aceitarem visitas presenciais, o santuário trabalha com um programa de eco-voluntário, onde é cobrado um valor para o voluntário passar 2 dias no rancho em contato com a natureza e auxiliando nas atividades diárias. Para mais informações, acesse: http://www.ranchodosgnomos.org.br/