Uma notícia recente sobre o leite de amêndoa frustrou os consumidores que aderiram ao alimento vegetal, especialmente aqueles que estão preocupados com o impacto que a produção do leite de vaca acarreta ao planeta. O cultivo da amêndoa em grande escala não faz bem para o meio ambiente e é cruel com as abelhas. Apenas no ano passado, 50 bilhões delas foram mortas nas plantações comerciais da oleaginosa, na Califórnia (EUA). Elas são alugadas de apicultores pelos agricultores para polinizar naturalmente as amendoeiras e, com isso, garantir uma boa produção. Mas as abelhas sofrem com o transporte e, principalmente, com a aplicação de agrotóxicos, e muitas não resistem. Seria, então, o caso de riscar o leite de amêndoa da lista de compras?
Você pode revezar o leite de amêndoa com outras opçõe vegetais. O leite de aveia, por exemplo, foi apontado como o mais sustentável deles. Em entrevista ao jornal The Guardian, a diretora associada de ciência e tecnologia do Good Food Institute (organização sem fins lucrativos que promove dietas à base de plantas), Liz Specht, afirma que a aveia tem um desempenho muito bom em todas as métricas de sustentabilidade. Já a demanda mundial pelo leite de coco, tem causado exploração de trabalhadores e a destruição das florestas tropicais, em especial nas Filipinas, Indonésia e Índia. Uma saída para o consumidor evitar práticas não sustentáveis é escolher produtos certificados como comércio justo.
Mesmo assim, os leites vegetais (qualquer um deles, até mesmo o de amêndoa) são menos prejudiciais ao planeta que o de vaca. “A produção do leite de vaca resulta em quase três vezes mais emissões de gases de efeito estufa (os animais arrotam gás metano) que qualquer alternativa vegetal, de acordo com estudo da Universidade de Oxford, nos Estados Unidos”, comentou a médica mastologista pós-graduada em nutrologia e estudiosa no assunto Karla Santone, durante live com a VegMag. Não é só isso. “O consumo de terra usada para pastagem dos animais é nove vezes maior.”
Portanto, se existe um leite que você deveria cortar do cardápio é o de vaca, até por causa da digestibilidade difícil. “O ser humano não consegue digerir as moléculas de caseína (proteína do leite), que inflamam o organismo e acabam abrindo portas para uma série de doenças”, complementa a médica.
Sobre a escolha do leite vegetal, Karla sugere consumir o de amêndoa, já que tem gorduras boas, mas com parcimônia para não impactar tanto o ambiente e fazer um rodízio com os outros vários tipos: aveia, arroz, coco, castanha de caju. Varie também os industrializados (dê prioridade às marcas sem açúcar e com poucos ingredientes na composição) com as versões que você pode preparar em casa.
FAÇA EM CASA
Mesmo que seja só uma vez ou outra, fazer o leite vegetal em casa é mais barato e sustentável, com desperdício zero – dá para usar em outras receitas o resíduo que sobra no coador (tecido fininho) depois do leite coado. Ah, você pode dobrar a receita, congelar e, depois, descongelar o que vai consumir no dia.
Leite de inhame com castanha-do-pará
Ingredientes
1 xícara (chá) de inhame cozido (deixe bem macio) e escorrido
1 xícara (chá) de castanha-do-pará demolhada (deixe de mergulhada na água filtrada de véspera, armazenada na geladeira)
De 2 a 3 xícaras (chá) de água quente
Modo de fazer
No liquidificador, bata todos os ingredientes até virar uma mistura bem homogênea. Acrescente mais água se desejar um leite mais ralinho. Passe no voal (tecido bem fininho) e esprema bem. Guarde o resíduo que ficar no tecido para acrescentar na massa de um bolo, muffin, pão e panqueca. Distribua o leite em garrafas de vidro esterilizadas, congele e, depois, descongele apenas a quantidade que vai ser usada. Pode ser consumido puro, batido com cacau, café, smoothie, proteína vegetal ou usado em receitas doces e salgadas. Dura três meses no freezer e três dias na geladeira.
Leite de amendoim
Ingredientes
1 1/2 xícaras (chá) de amendoim cru sem a casca
1 litro de água filtrada
Modo de fazer
Lave o amendoim em água corrente. Coloque numa vasilha, cubra com água filtrada e deixe de molho por 12 horas. Escorra, coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo médio. Assim que ferver, deixe cozinhar por 5 minutos. Espere 5 minutos, escorra e bata no liquidificador com 1 litro de água filtrada até obter uma mistura homogênea. Coe em peneira fina.
Rendimento: um pouco mais de 1 litro.
Clique aqui e acompanhe o passo a passo de como fazer o leite de inhame e castanha-do-pará (procure uma marca de comércio justo), eleito o mais gostoso e cremoso pela nossa editora Eliane Contreras (@eliane_contreras).