pnuma

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS INCENTIVA RETOMADA VERDE

Ações vão apoiar países na reconstrução de um mundo mais sustentável


Gabriella Major | Jun 26, 2020

Desmatamento, comércio ilegal de animais, produções agrícola e pecuária intensas, resistência antimicrobiana causada pelo uso de antibióticos e mudanças climáticas. Essas são algumas atividades humanas apontadas como responsáveis pelo surgimento do novo coronavírus, assim como uma série de outras doenças zoonóticas (doenças infecciosas transmitidas de animais para seres humanos). Por isso, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pretende intensificar o mapeamento de ameaças zoonóticas e a proteção do meio ambiente. 

No documento “Trabalhando com o Meio Ambiente para Proteger as Pessoas”, divulgado em maio, o PNUMA mostra como está se ajustando para apoiar nações e parceiros na reconstrução de um mundo mais saudável a partir de bases científicas mais sólidas e políticas que apoiem a preservação do meio ambiente e os investimentos verdes. Para isso,  estão programadas quatro ações:

1.Apoio às nações na gestão de resíduos perigosos

Será realizado um trabalho intenso de conscientização junto aos tomadores de decisão de cada localidade para o descarte correto dos resíduos perigosos, como produtos farmacêuticos, equipamentos de proteção individual e soluções de limpeza, evitando prejudicar ainda mais o meio ambiente e a saúde humana. O programa ainda pretende desenvolver estratégias de curto e longo prazo para um melhor gerenciamento de resíduos médicos.

2.Mudança transformadora para a natureza e as pessoas 

Estão previstos programas que busquem aperfeiçoar abordagens positivas para o meio ambiente, levando em consideração o mapeamento de zoonoses, comércio irregular e perda de biodiversidade por conta da destruição de habitats e meio ambiente. Na fases de recuperação pós-pandemia e diminuição de doenças zoonóticas, também será realizado um trabalho de conscientização da população com relação à saúde pública, ao meio ambiente e ao investimento para melhoria da sustentabilidade e razões socioeconômicas.

3.Criação de pacotes de recuperação econômica com resiliência a crises futuras

Haverá incentivo para que os países foquem em produção e consumo mais sustentáveis, considerando a geração de empregos verdes a partir de parcerias com empresas privadas, órgãos financeiros e agências da ONU. Também será estimulado o investimento em ações que visam uma melhor infraestrutura social e ecológica para uma economia mais sustentável. De acordo com relato da diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen, economias que trabalham com a natureza são essenciais para garantir que as nações do mundo prosperem sem ameaçar a saúde humana.

4.Modernização da governança ambiental global

Com o objetivo de deixar o apoio global mais fácil e acessível, haverá uma reavaliação das plataformas de reuniões onlines, buscando um trabalho mútuo de todos países e o incentivo de políticas fiscais para restauração da biodiversidade perdida até hoje.