Consumo Verde

POR UMA VIDA COM MENOS PLÁSTICO

SETE ALTERNATIVAS PARA A DIMINUIÇÃO DO LIXO PLÁSTICO NO MUNDO


Renata Losso | Aug 21, 2018

Carros, canetas, canudos, garrafinhas de água, escovas de dentes. O plástico pode ser visto em tantos lugares que às vezes seus malefícios podem até passar desapercebidos. Mas a conscientização se tornou imprescindível: o ecossistema, a biodiversidade e até mesmo a nossa saúde estão sendo ameaçados por essa predominância plástica que está poluindo tanto os oceanos como a água de nossas torneiras.

Para se ter uma ideia, recentes revelações da ONU dão uma noção do perigo que estamos enfrentando: mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos anualmente e, se continuarmos assim, em pouco mais de 30 anos teremos mais plástico do que peixes tanto na superfície como no fundo dos mares.

 

Isso porque o material não desaparece: a decomposição do plástico pode levar séculos para acontecer e até lá o material só se quebra em pequenos pedaços, permanecendo na natureza e se espalhando mundo afora. O problema se intensifica pelos plásticos não biodegradáveis serem tratados como lixo orgânico, o que só nos traz prejuízos: sacolinhas e garrafinhas estão se amontoando em aterros sanitários ou prejudicando a saúde de baleias, tartarugas, peixes e aves, entre outros animais.

Um recente artigo da National Geographic, em inglês, nos mostra que, de tanto que passamos a depender do plástico, agora estamos nos afogando nele. Mas ainda há tempo de reverter a situação e diminuir o impacto do material no mundo: o primeiro passo é começar a mudar alguns hábitos básicos. Confira abaixo algumas dicas que a VegMag separou para você também começar a produzir menos lixo plástico.

sacolaplastica

Dispense as sacolas plásticas
Leve uma bolsa retornável – ou até duas, dependendo do volume de compras – na hora de ir ao supermercado. É bem mais sustentável e inclusive mais prático. Até porque não é interessante usar essas sacolas para o lixo de casa: elas não são renováveis por serem feitas de um derivado do petróleo, o polietileno.

garrafaplastica

Evite as garrafinhas plásticas
Leve sua própria garrafinha de casa – como aquelas que levamos para a academia ou para o parque, por exemplo.

canudoplastico

Evite também o uso de canudos de plástico
Eles estão se tornando um grande problema para o mundo, tanto que muitas cidades já pretendem bani-los de seu território, como a Califórnia e até o Rio de Janeiro. Eo fim das contas, você tampouco precisa deles.
Além disso, não jogue fora as sacolinhas de plástico que você já tem.
Reutilize-as o tanto de vezes que for possível.

vidro

Prefira recipientes de vidro aos de plástico
Embora sejam normalmente um pouco mais caros, você pode reutilizá-los para fazer seus próprios produtos de limpeza ou mesmo aproveitá-los para levar a marmita ao trabalho. O plástico, afinal, tampouco é bom para esse tipo de reutilização, já que pode soltar toxinas prejudiciais à nossa saúde.

talherplastico


Evite talheres de plástico também
Você sempre pode levar seus próprios talheres na bolsa para evitar usar talheres que só serão utilizados uma vez.

copoplastico


O mesmo vale para copos de plástico
Procure também levar consigo copos retornáveis, assim você evita o uso daquele copinho branco de plástico. Se você trabalha em escritório, manter aquela caneca que você gosta sempre à disposição é também uma alternativa bem mais correta.