ESPORTE SUSTENTÁVEL

PLOGGING: CORRIDA QUE FAZ BEM AO PLANETA

CONHEÇA A MODALIDADE QUE UNE EXERCÍCIO E COLETA DE LIXO 


Helen Almeida | Jul 26, 2019

Alguns adeptos da corrida de rua intensificaram o treino com o propósito de manter a cidade limpa. Como assim? Eles passaram a praticar o plogging, modalidade que une corrida e coleta do lixo espalhado nas calçadas, parques e jardins. E você não precisa de muitos equipamentos: apenas de um bom tênis e um saquinho — ou mais e, de preferência, biodegradável.

A ideia foi lançada em um grupo do Facebook pelo sueco Erik Ahlström, em 2017. De lá pra cá, a atividade vem ganhando adeptos no mundo inteiro, inclusive no Brasil. É o caso da paulistana Camila Alvarenga, corredora amadora e idealizadora do grupo PloggingSP.  Por causa de uma lesão, ela passou a correr em baixa velocidade, o que permitiu que observasse a grande quantidade de lixo que costuma interferir na paisagem. A partir disso, Camila mudou o modo como lidava com a corrida. “Comecei a levar sacos de lixo e luvas para recolher o lixo durante o treino. Virei praticante do plogging antes mesmo de saber da existência desse movimento mundial. Foi uma iniciativa minha, a partir do meu inconformismo com o desrespeito das pessoas com a cidade e o meio ambiente”. 

QUEM JÁ PRATICA 

Quando ainda praticava o plogging sozinha, Camila costumava ser aplaudida por outros corredores. Foi quando decidiu criar um grupo para a prática coletiva da atividade, e hoje ela se orgulha. “Em nossa última ação, no bairro de Pinheiros (SP), em parceria com o Coletivo Pinheiros, coletamos 52,4 quilos de material reciclável em um percurso de apenas 3,5 quilômetros. Em 1/4 do trajeto, recolhemos 1087 bitucas.”

A professora de química Danusa Cassiano costuma unir a prática de plogging aos seus projetos com foco em sustentabilidade. “Sempre convido meus alunos para praticarem a atividade comigo e peço para que eles chamem seus pais e amigos. Acredito que a juventude é quem pode salvar o planeta.” 

ENCONTRE SEU GRUPO 

O plogging pode ser uma atividade coletiva ou individual. Você prefere praticar a modalidade em companhia de outras pessoas? Faça uma busca nas redes sociais usando a #plogging e tente descobrir se existe algum grupo na sua cidade, mesmo se você não costuma correr  também vale caminhar. 
E olha que bom: o plogging não faz bem só para o meio ambiente. Ao agachar para recolher um papel ou garrafa Pet, o adepto da modalidade potencializa o exercício e, com isso, aumenta o gasto calórico. Carregar o saco de lixo cheio de resíduos também faz você queimar calorias, além de criar um estímulo extra para os músculos. Conclusão: sua saúde e o planeta agradecem.