Depois que uma das bebidas preferidas dos brasileiros fica pronta, o resíduo que sobra no coador, na máquina ou na prensa geralmente é jogado fora, mas não deveria. A borra de café tem mil e uma (ou quase) utilidades e, por isso, é um grande desperdício deixar que ela vá para os aterros sanitários.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), consumimos mais de 1 milhão de toneladas do produto só em 2017 e, com isso, geramos um volume acima de 800 mil toneladas de borra. Pior que, o processo de decomposição nos lixões, faz com que a borra libere gases de efeito estufa, como o metano, que tem um efeito 20 vezes mais potente que o CO2 no aquecimento global, segundo informações do Instituto Akatu, que sugere a seguir maneiras de reutilizar a borra.
Também acrescentamos dicas de quem já realiza experiências com o resíduo de café na cozinha para que você se inspire e faça sua parte como consumidor consciente. Usar a borra em casa (serve de repelente a adubo para a horta, passando por desinfetante e até ingrediente para pão) evita desperdício e diminui o impacto ao meio ambiente, além de trazer muitos outros benefícios.
1.ADUBO DE HORTA E VASOS
Substância orgânica rica em nutrientes, a borra de café funciona como fertilizante para o solo e “defensivo” (diminui a presença larvas, caracóis e lesmas, além de micro-organismos indesejados).
COMO USAR: a borra misturada com outros tipos de adubo orgânico ou acrescentada na água para regar os canteiros e vasos. Pode ainda ser colocada direto no minhocário (minhocas adoram borra de café) ou na compostagem, oferecendo a vantagem de amenizar o cheiro ruim. Para combater as pragas, polvilhe um pouco da borra direto na base das plantas. Vai montar um canteiro do zero? A borra e a terra devem ser misturados na proporção de um pra um. Espere 60 dias para plantar alguma semente ou muda.
2.REPELENTE NATURAL
O aroma do café incomoda (sem prejudicar) alguns animais, como gatos, mantendo-os longe da horta e do jardim que precisam ser preservados. Também serve de repelente para formiga e outras pragas que atacam plantas e móveis de madeira.
COMO USAR: misture a borra de café com pedaços de cascas de laranja ou limão cítricas para potencializar o aroma do café. Espalhe na horta e no jardim. No móvel, aplique e retire depois de 48 horas com ajuda de uma escova ou pano seco.
3.SUBSTÂNCIA CONTRA A DENGUE
A borra de café é composta por substâncias capazes de bloquear a reprodução dos ovos do mosquito da dengue, de acordo com uma pesquisa da NCBI Resources.
COMO USAR: espalhe o resíduo, puro ou misturado com areia, em locais que acumulam água, como pratinhos de vaso de plantas ou poças formadas pela água da chuva.
4.INGREDIENTE PARA PÃO
Na Enoteca Saint VinSaint, restaurante paulistano com forte pegada sustentável, a borra de café vira comida. Aliás, é o ingrediente principal de um dos pães do cardápio — a receita está no blog Lis Cereja, nutricionista e proprietária da Enoteca. "Você extrai óleos, cafeína e mais um tanto de nutrientes no líquido. Mas, com certeza, parte dessas substâncias permanecem na borra. Então por que não utilizar na comida”, conclui Lis. O resíduo também detém as fibras não solúveis do grão que, segundo Lis, são ótimas para a saúde e o funcionamento do intestino, além de aumentar a sensação de saciedade.
COMO USAR: a borra seca como parte da farinha recomendada na receita.
5.MÁSCARA DE BELEZA
Na cosmética caseira, a borra pode ser aplicada como máscara, no rosto e no cabelo. A esfoliação não é recomendada, já que, segundo dermatologistas, existe o risco de a substância agredir a pele. Então não arrisque, aplique delicadamente no rosto, sem esfregar, para nutrir e amenizar manchas. Relaxe por uns 10 minutinhos e enxágue com água corrente. O mesmo pode ser feito para dar brilho extra no cabelo escuro.
COMO USAR: a borra úmida, de morna para fria.
6.BLOQUEADOR DE ODORES
Um punhado do pó colocado no ralo do banheiro ou da cozinha, ajuda a dar uma maquiada nos odores. Isso é possível porque a borra de café tem nitrogênio (N), elemento que, combinado com carbono (C), auxilia na eliminação de gás sulfídrico (H2S), responsável pelo cheiro ruim. Também pode ser colocada na geladeira, no freezer e armários.
COMO USAR: seque a borra ao sol e, depois, aplique meia xícara nos ralos ou na pia. Espere de 15 a 20 minutos e despeje 1 litro de água fervente por cima do resíduo. Repita a operação até o cheiro desaparecer totalmente. Na geladeira, freezer ou armário, coloque o pó em um recipiente aberto e deixe no local por 48 horas, no mínimo. Outra sugestão é fazer sachês (use as meias velhas) com borra e ervas e espalhar pela casa, mas evite colocar no quarto - o aroma do café pode atrapalhar o sono. Você também pode esfregar o pó usado nas mãos depois de picar alho e cebola.
7.TINTA ATÓXICA
Se você gosta de fazer roupas a partir de peças usadas ou customizar itens novos ou mesmo disfarçar uma mancha, a borra de café funciona como corante natural de tecidos.
COMO USAR: junte meia xícara da borra com um pouco de água quente. Mexa até virar uma mistura pastosa e deixe descansar por 10 minutos. A tinta de café está pronta para você criar desenhos no tecido.
8.DETERGENTE BIODEGRADÁVEL
Por ser abrasiva, a borra ajuda a remover o acúmulo de sujeira e o excesso de oleosidade dos vidros de azeite, além de neutralizar o cheiro de ovo impregnado na louça. Mas cuidado para não aplicar em materiais porosos, pois ela pode causar manchas. Também é eficiente para lavar e clarear as pias da cozinha e do banheiro. Estudos mostram que a borra de café tem propriedades antibacterianas e antivirais.
COMO USAR: basta esfregar um pouco do pó usado no local desejado e, depois, enxaguar com água corrente.