SUSTENTABILIDADE

MEDIDAS SUSTENTÁVEIS AJUDAM EMPRESAS A CRIAR EMPREGOS

E AGRADA OS CONSUMIDORES CONSCIENTES


Helen Almeida | Nov 14, 2019

A preferência do consumidor pelas empresas que adotam práticas sustentáveis não é de hoje. Esse tipo de comportamento começou há quase uma década e só vem crescendo, o que, felizmente, indica um caminho sem volta. 

Segundo pesquisas, como a divulgada pelo Instituto Akatu, uma das medidas exigidas pelo consumidor é o uso eficiente da água pela indústria durante o processo de produção. Eles ainda fazem questão dos selos certificadores de que a empresa oferece boas condições de trabalho aos seus funcionários e de proteção ao meio ambiente, além de manter uma relação de respeito com a comunidade e os animais.

Muitas empresas ainda têm dificuldade em adotar práticas responsáveis em relação ao meio ambiente por falta de informação, de acordo com uma pesquisa de sustentabilidade realizada em 2018, pelo SEBRAE. Outro problema é encontrar parceiros e fornecedores que já tenham adotado práticas sustentáveis. Mas é só uma questão de tempo, já que essa mudança de comportamento tem proporcionado redução de custo e visibilidade às marcas.

Sustentabilidade 360º

Especializada em segurança privada, a Gocil aposta no ciclo de sustentabilidade 360º. Em vez de incinerar os uniformes usados de seus funcionários, a companhia os transforma em acessórios, bolsas, carteiras e roupas para pets. São 24 toneladas de resíduos têxteis reaproveitados anualmente. 

Para realizar esse trabalho, a Gocil conta com o apoio de várias ONGs e cooperativas (Charlotte Arte Costura, Clasa Coopcente ABC, Gaea Sustentável, Nutrarte e Projeto Retece), gerando emprego e renda para mais de 300 mulheres e homens de áreas carentes. O ciclo de 360º se completa com a venda dos produtos para diversos clientes, inclusive para a própria Gocil.

Essa forma de reaproveitamento, chamado de Tripé da Sustentabilidade, promove um desenvolvimento em cadeia. “Proporciona desde a geração de emprego e renda para a população, que participa do processo de reforma e transformação das peças, até a proteção ao meio ambiente e todo o ecossistema”, explica Weder Peçanha, vice-presidente da Gocil. E, assim, a companhia vai além das exigências básicas para ser considerada uma empresa sustentável.