SUSTENTABILIDADE

GRANDES EMPRESAS ADOTAM PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Google, Apple e Lego prometem reduzir ao máximo o impacto negativo ao ambiente 


Helen Almeida | Nov 08, 2019

As grandes corporações sempre usaram tecnologia de ponta para desenvolver e melhorar seus produtos, sem a preocupação de fazer isso de forma sustentável. Porém, atentas à mudança de hábito do público consumidor, cada vez mais preocupado em fazer escolhas que evitem impacto ao meio ambiente, gigantes como o Google e a Apple assumiram o compromisso de adotar uma produção mais sustentável.

A terceira maior vendedora de smartphones do mundo, segundo o último levantamento da International Data Corporation (IDC), a Apple passou a atuar com 100% de energia vinda de fontes renováveis em todas as suas instalações – lojas, escritórios, data centers e instalações compartilhadas em todo o mundo. E já conseguiu que nove de seus fornecedores fizessem o mesmo.

Segundo o CEO da Apple, Tim Cook, ainda há muito mais por vir. Em nota publicada no site da empresa, Cook declarou: “Continuaremos a transpor todas as barreiras possíveis com os materiais em nossos produtos, a maneira como os reciclamos, as nossas instalações e o nosso trabalho de parceria com fornecedores para estabelecer fontes inovadoras de energia renovável, pois nosso futuro depende disso”. 

Até 2020, o Google pretende produzir todos seus produtos de hardware com materiais reciclados e zerar a emissão de carbono. Atualmente, o buscador mais usado do mundo já usa material reciclável para produzir o adaptador Chromecast (transforma uma TV comum em Smart TV) e o alto-falante Google Home (permite o usuário interagir com os serviços do Google).

A Lego também entrou na “brincadeira”. Se comprometeu a acabar com a dependência do plástico para a fabricação dos seus produtos. O projeto é, até 2030, usar apenas fibra vegetal e material reciclado nos brinquedos, sem a qualidade fique comprometida.  

A sustentabilidade está na lista de prioridade de outras empresas, de diferentes partes do mundo. Porém, para que esse movimento continue crescendo, é necessário que os consumidores sigam exigindo responsabilidade das marcas para uma produção que impacte menos o planeta.