NATAL SEM DESPERDÍCIO

ESPECIAL NATAL: COMO EVITAR DESPERDÍCIOS NA ÉPOCA MAIS COMERCIAL DO ANO

DICAS PARA TORNAR ESSA ÉPOCA DO ANO MAIS CONSCIENTE.


Helen Almeida | Dec 12, 2018

As festas de final de ano estão chegando e, com elas, um período que impulsiona o consumo. Somos bombardeados por promoções especiais para a compra dos presentes, descontos imperdíveis para a compra dos alimentos para a ceia, ofertas irrecusáveis para a decoração da casa nessa época tão especial. Quando nos damos conta, já gastamos muito, compramos mais do que o necessário, desperdiçamos alimentos e geramos muito lixo.

Você sabia que no ano de 2017 produção de lixo no Brasil aumentou e cada brasileiro gerou individualmente 378kg de resíduos?

É o que diz o levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Com essa quantidade, seria possível cobrir um campo e meio de futebol, por exemplo. Mas os números alarmantes não param por aí. De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, 30% do lixo produzido no Brasil poderia ser reaproveitado, entretanto apenas 3% vai para a reciclagem.

Sabemos que evitar o consumo exagerado e o desperdício é fundamental durante o ano inteiro e durante essa época tão comercial não podemos nos descuidar. Portanto, compilamos algumas dicas para ajudar a fazer desse período de comemoração um período de consumo consciente. 

ALIMENTAÇÃO

Para não cair na cilada de comprar e preparar muito mais comida do que realmente será consumida, tendo em mente a quantidade de pessoas no almoço/jantar, vale a pena definir com antecedência quais serão os pratos preparados, fazer uma lista de compras completa e segui-la à risca. Planejamento é essencial.

Para sucos e sobremesas, dar preferência para frutas da estação e, se possível, comprar de produtores orgânicos também contribui bastante.

Uma ótima opção também para almoços e jantares de confraternização, é evitar descartáveis e optar por pratos, talheres e copos reutilizáveis. Não se pode esquecer que, ao lavar, a utilização da água também deve ser controlada.

Terminada a festa, reutilize os vidros com tampa para congelar os molhos que sobrarem. Você pode escrever a data de validade no vidro com caneta especial para não esquecer. Demais pratos que podem ser congelados também deve ir para o freezer com data de validade. O que não puder ser congelado, pode ser doado para quem precisa. 

Lembre que você pode guardar os potes ou garrafas de vidro mais bonitos para usar na decoração do ano que vem. 

PRESENTES

Em uma época em que vender é a palavra de ordem, para não cair em armadilhas, é importante se planejar, além de estabelecer limites de valores e produtos. Ainda que os descontos estejam quase irresistíveis, é possível se ater ao planejado.

É importante optar por presentear pessoas queridas com produtos de marcas que sejam ambientalmente responsáveis, de pequenos produtores ou confecções, presentes artesanais ou confeccionados a partir de recicláveis.

Uma alternativa super interessante é presentear os queridos com plantas. A árvore da felicidade, por exemplo, já vai carregada de significado e, quando cresce, fica linda de morrer. Você também pode escolher ervas que ajudam a manter as energias da casa em ordem, como o Alecrim, por exemplo.

Quanto às embalagens, é recomendado escolher as mais simples e que possam ser reaproveitadas. Evite embalagens plásticas e opte por papeis não metalizados. Uma boa ideia é usar papel kraft ou papel semente e amarrar com fitinhas coloridas. Na hora do descarte, sempre que possível, descartar junto ao restante do lixo reciclável.

DECORAÇÃO

As luzes decorativas são inegavelmente lindas, mas não se pode esquecer que consomem energia elétrica. Então, é interessante escolher apenas algumas e se atentar para liga-las apenas à noite.

Se for comprar velas, prefira as feitas com soja e sem corantes. 

Para enfeitar a mesa, uma ideia é usar garrafas de vidro de suco. As verdes ficam lindas. Você pode usá-las como castiçal ou para colocar flores. 

Enfeites artesanais feitos com material reciclável também são uma ótima pedida. Caso não seja possível confeccionar os enfeites, é recomendado dar preferência para os produtos de pequenos produtores.