CONSUMO CONSCIENTE

EMPRESAS APOSTAM NA CRIATIVIDADE SUSTENTÁVEL

Conheça alternativas inéditas de três marcas


Helen Almeida | Nov 28, 2019

Quando o estado de São Paulo proibiu o uso de canudos de plástico em bares e restaurantes, alguns proprietários resistiram à ideia. Mas um bom número deles não só concordou em colaborar com a redução de lixo plástico como desenvolveu alternativas criativas ao canudo tradicional. Listamos três boas ideias, para substituir o canudo, a pazinha de sorvete e a embalagem de roupa. 

CANUDO DE MACARRÃO

A ideia do bartender Clayton Azevedo, do Bar Desembargador (SP), de usar espaguete grano duro de diâmetro largo em substituição ao canudo de plástico, deu super certo: "Não dissolve com facilidade (resiste até o último gole) e não interfere no sabor do drinque", comemora o bartender. Depois de usado, o canudo de macarrão é descartado no lixo orgânico. 

O Des Cucina, restaurante da mesma rede do Bar Desembargador, aderiu a mesma alternativa para servir os drinks e coquetéis do cardápio. 

PAZINHA DE SORVETE COMPOSTÁVEL

A gelateria paulistana Davvero Gelato encontrou uma solução sustentável não só para substituir o canudo de plástico, mas também a pazinha de sorvete, que, por ser produzida de material vegetal rico em amido (beterraba, milho e mandioca), é 100% biodegradável. Ela se decompõe totalmente na água, sem deixar eco-toxicidade. 

“A nossa atitude de reduzir o uso de plástico e, consequentemente, diminuir os danos ao meio ambiente, está relacionada à nossa preocupação em ajudar na melhora na qualidade de vida mundial. Por isso fomos atrás de uma opção mais ecológica para as pazinhas, que são essenciais ao servir o nosso sorvete”, ressalta Suelen Ferrari, uma das sócias da marca.

EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL EM ÁGUA QUENTE 

A marca de roupas Lez a Lez, do grupo Lunelli, adotou uma embalagem biodegradável para a maior parte dos seus produtos. A adesão está ocorrendo de forma gradativa, mas a marca já se comprometeu, dentro de pouco tempo, substituir totalmente a antiga embalagem pela nova. Feita de álcool polivinílico, é solúvel em água quente e compostável. Com isso, o processo de decomposição do é muito mais rápido e eficiente, reduzindo o impacto ambientai.