AMAZÔNIA

EMPRESA VEGANA INGLESA ARRENDA 15 MIL ACRES NA AMAZÔNIA

O OBJETIVO É GARANTIR A PRESERVAÇÃO DA FLORESTA.


Helen Almeida | Sep 27, 2019

O mundo está de olho na Amazônia e não é de hoje. As razões para isso são muitas e vão desde interesses econômicos até a preocupação com a destruição da floresta. Um exemplo foi a comoção mundial com as queimadas recentes na região. Além disso, há pouco tempo, a empresa vegana inglesa VeganNation – espécie de plataforma criada para conectar organizações e pessoas preocupadas com a preservação ambiental – anunciou o fechamento de um contrato de arrendamento de 15 acres (mais de 6 mil hectares) com o objetivo de ajudar a preservar a floresta.

O foco é contribuir para a preservação da fauna e da flora e minimizar o desmatamento e as queimadas na região. Isaac Thomas, CEO e cofundador da VeganNation, esclarece que, apesar de localizada no Brasil, combater a destruição da Amazônia é dever do mundo inteiro. Isso porque todos são afetados com sua aniquilação. 

“Ações como essa não são incomuns”, explica o professor de sustentabilidade Marcus Naoagawa, da Universidade ESPM. No Sudeste, existem donos de empresas de cosméticos e outros segmentos que também arrendaram hectares com a mesma finalidade. Essas medidas, segundo Naoagawa, são importantes para manter a floresta de pé. Mas é preciso cuidado para evitar a ação de empresas ou pessoas mal-intencionadas. “O debate ampliado sobre a temática está muito quente, porém, todo cuidado é pouco para que os oportunistas não façam atividades contra a lei e contra a Amazônia”.

A consultora ambiental Leda Ramos May também vê com bons olhos as ações que visam a manutenção da floresta, desde que cumpram a legislação brasileira. “O arrendamento ou aquisição de terras por estrangeiros é regulamentada no Brasil e deve seguir um sistema rígido de normas, com condições e limites claros. Se legislação for seguida não há possibilidade de haver uma uma "venda" desenfreada da Amazônia”, diz Leda. Professora da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ela enfatiza: “A manutenção da floresta é uma necessidade nacional e global em razão do seu importante papel para fluxos hidrográficos e estabilidade de condições climáticas”.

O projeto da VeganNation no Brasil vai muito além do arrendamento dos 15 acres da Amazônia. A empresa também é patrocinadora de quatro times profissionais de futebol da região Norte do país: as equipes masculinas Remo (PA), Paysandu (PA) e Nacional (AM) e a feminina Iranduba (AM). A parceria com os times, segundo o CEO da empresa inglesa, possibilita facilitar a conscientização ambiental da comunidade brasileira a partir do esporte.