cidade verde

DOAÇÃO DE MUDAS: APROVEITE PARA DEIXAR A CIDADE MAIS VERDE

Em três estados brasileiros, as doações são feitas para quem se compromete a plantar e cuidar das plantas


Gabriella Major | Nov 24, 2020

Todos nós podemos ajudar a deixar as cidades mais verde plantando árvores nas calçadas e canteiros com espaço suficiente para receber arbustos e espécies maiores, como ipês e jabuticabeira. E ninguém precisa gastar nada com isso: em algumas capitais e cidades menores, órgãos públicos doam mudas para quem se responsabiliza com o plantio e cuidados adequados das plantas. 

A quantidade de mudas a qual cada um tem direito depende da área onde as espécies serão plantadas – os interessados precisam apresentar documentos comprovando a localização do terreno e a metragem disponível para o plantio. 

 

Listamos três estados com esse tipo de iniciativa. Caso você saiba de outros endereços no seu bairro ou cidade, escreva para nosso e-mail citando estado e órgão responsável pela doação de mudas, assim vamos ampliando a lista por aqui.  

SÃO PAULO (SP)

Viveiros Municipais Arthur Etzel, Harry Blossfeld e Manequinho Lopes. As mudas produzidas nos viveiros estão disponíveis para doação no Parque Ibirapuera, localizado em São Paulo. Você pode escolher espécies ornamentais, herbáceas, arbustivas e arbóreas, acompanhadas de um manual com orientações plantio e cuidados básicos. As mudas podem ser plantadas em praças, parques, escolas, canteiros centrais e outras áreas verdes da cidade. 

Como conseguir? Após fazer a inscrição no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), envie a solicitação para a Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM) indicando no assunto: Comunicações Administrativas – Ofício. Para outras informações, entre em contato pelos telefones a seguir e faça sua solicitação.

Viveiro Arthur Etzel, Itaquera: telefone (11) 2746-3200 (mudas de espécies herbáceas e arbustivas). 

Viveiro Harry Blossfeld, Cotia: telefone (11) 4702-4722 (mudas de espécies arbóreas).  

Viveiro Manequinho Lopes, Ibirapuera: telefone (11) 3887-6761 (mudas de espécies herbáceas e arbustivas). 

SOROCABA (SP)

Parque Natural “Chico Mendes”. No parque da cidade, cada pessoa ou veículo tem direito a uma cota de 10 mudas mensais para recolher. As espécies disponíveis variam de acordo com a época do plantio.

Como conseguir? Você deve ir presencialmente ao parque e assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a cuidar das plantas e proporcionar as condições necessárias para o bom desenvolvimento. As mudas doadas devem ser destinadas exclusivamente para paisagismos, formação de pomares ou recuperação de áreas. Não deverm ser utilizadas para comércio ou compensação ambiental. 

MINAS GERAIS (MG)

Instituto Estadual de Florestas - IEF. As doações no estado (são nove unidades espalhadas em diferentes cidades mineiras) são para eventos e atividades socioambientais que envolvam  atividades de arborização urbana ou rural e ações educativas e ambientais. Ou seja, não podem estar relacionadas a projetos de recuperação ambiental e reflorestamento. Cada pessoa tem direito a 50 mudas durante o ano. 

Como conseguir? Entre em contato com a unidade regional mais próxima do seu endereço e apresente a carteira de identidade e comprovante de endereço no ato da formalização do pedido de doação. Acima de 50 unidades, confira os documentos que deverão ser apresentados aqui

DISTRITO FEDERAL (GO)

Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Doação* de mudas de árvores, arbustos, ervas, flores e grama para entidades públicas e representantes comunitários. O uso é exclusivo para área pública. 

Como conseguir? Registre a solicitação do serviço pelos canais oficiais da ouvidoria (www.ouv.df.gov.br) ou presencialmente em qualquer ouvidoria do governo do Distrito Federal. Depois, é necessário apresentar ofício ou carta do órgão ou entidade com a quantidade de mudas solicitadas e para qual finalidade.

* A doação de mudas de árvores, palmeiras e grama só é feita durante a época chuvosa