Meio Ambiente

DESPERDÍCIO ZERO TEM A VER COM ECONOMIA CIRCULAR. VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

CONHEÇA MAIS SOBRE O CONCEITO QUE VAI REVOLUCIONAR A ECONOMIA


Gabriela Hunnicutt | Jul 08, 2020

Você já deve ter visto muitas campanhas a favor do lixo zero, mencionando reaproveitamento de lixo doméstico, reutilização de embalagens e assim por diante. Tudo isso é essencial, mas essa questão vai muito além do que fazemos em casa. Ela envolve a sociedade como um todo, pública e privada.

Para tratar desse tema, nasceu o conceito da Economia Circular que, como o próprio nome sugere, nada mais é do que um modelo sem fim. Em outras palavras, um modelo de produção e consumo que envolve a criação de processos que permitam o reaproveitamento de todos os insumos utilizados tanto na produção como do seu produto final.

Dessa forma, quando um produto chega ao seu final de vida (exemplo: uma garrafa de suco que acaba de ficar vazia), todos os seus materiais são mantidos na economia. No caso do suco, as cascas e as sementes (dependendo da fruta) reaproveitados pela indústria, e o plástico ou vidro da embalagem, enviados para reciclagem pelo consumidor final. Ou seja, nada é perdido. Tudo é transformado. O contraste direto com o ‘usa e joga fora’, tão fomentado – infelizmente, pela cultura americana.

A empresa brasileira Greenpeople, fabricante de sucos, chás, entre outros, é um bom exemplo disso. Ela reaproveita o que não vira suco para fabricar snacks. Com isso, o mínimo possível do alimento é descartado durante o processo produtivo.

QUE PROBLEMAS A ECONOMIA CIRCULAR PODE AJUDAR A RESOLVER

O aumento da população mundial faz com que a economia linear (aquela do ‘usa e joga fora’) gere um enorme consumo de matérias-primas escassas e finitas. Além disso, a sua extração e manipulação provocam um grande consumo de energia e emissões de CO2. Com a economia circular, salvamos recursos do planeta e evitamos um enorme impacto ao meio ambiente.

Além da questão mais óbvia colocada acima, pensem no desafio dos designers ao criarem embalagens biodegradáveis, no desafio de empresas inteiras em criarem produtos que duram mais tempo sem a necessidade de descarte (e que, obviamente, não precisam ter uma versão nova lançada todo ano – vocês sabem de quem estamos falando). Todos esses desafios farão com que todos nós sejamos beneficiados com produtos mais inovadores e que duram mais. Nós e o planeta, aquele que vamos deixar para nossos filhos, netos e bisnetos.

É MAIS DO QUE UM CONCEITO. É UMA REVOLUÇÃO NA ECONOMIA

Um levantamento realizado pelo McKinsey Global Institute, divulgado em 2017, sinaliza que as empresas que aderirem à economia circular podem gerar, no longo prazo, receita superior a 47% e lucro 81% maior. Não é pouco, não. E todos sabem disso. Mas trata-se de um desafio. Trata-se de quebrar paradigmas não apenas dentro de empresas grandes, médias e pequenas, mas também dentro das nossas casas.

Para nos ajudar a fazer essa reflexão, o Google colocou no ar uma plataforma (não disponível em português, mas muito fácil de usar), a YOUR PLAN, YOUR PLANET – em português, SEU PLANO, SEU PLANETA. Super simples, a ideia é que você sinalize a quantidade de coisas/alimentos que jogou fora na última semana, quantos banhos tomou etc, e ela te devolve a pegada que você deixou no planeta. Ou seja, o quando você e o seu desperdício (seja de coisas ou recursos naturais) impactaram. Nós testamos e é um tanto quanto impactante mesmo.

Esperamos que todos possamos refletir e ajudar, fazendo a sua pequena – porém enorme, diferença no planeta.