overshoot day

DIA DA SOBRECARGA DA TERRA: EMPURRE ESSA DATA PARA FRENTE

7 hábitos que todos nós podemos adotar para tirar o planeta do “vermelho”


Gabriella Major | Aug 22, 2020

O Dia da Sobrecarga da Terra, do inglês "overshoot day", é o momento do ano em que passamos a demandar mais recursos naturais e serviços ecossistêmicos do que a Terra é capaz de regenerar no período de 365 dias. Em 2020, essa virada acontece hoje, dia 22 de agosto. 

Todo ano, essa data é calculada pela Global Footprint Network e, resumidamente, consiste na divisão entre a biocapacidade (recursos disponíveis) do planeta e a pegada ecológica da humanidade, ou seja, os "rastros" que deixamos no meio ambiente durante a vida. 

Para atender a demanda atual dos recursos naturais, seria necessário 1,6 planeta. Ou seja, gastamos mais do que a Terra tem para oferecer e, portanto, a partir do overshoot day, a natureza começa a utilizar os recursos estocados para gerações futuras. 

Segundo o Instituto Akatu, as atividades para o saldo entrar no “vermelho” são as provenientes da pegada ecológica da humanidade, resumidas em: emissões de gases de efeito estufa, desmatamentos provocados pela agropecuária, exploração de florestas para manufatura de madeira e papel. Duas das grandes consequências causadas por essa exploração ambiental são as mudanças climáticas e o aparecimento de novas doenças zoonóticas, como a COVID-19, decorrente do desmatamento e comércio ilegal de animais silvestres.

Em 2019, o overshoot day aconteceu três semanas antes, em 29 de julho. Este ano, a data foi empurrada para frente, o que poderia ser motivo de comemoração, não fosse a pandemia do novo coronavírus. De qualquer maneira, a paralisação na economia mundial e o isolamento social aliviaram a sobrecarga no planeta no período da Covid-19, isso porque houve:  

. Diminuição da emissão de CO2, reduzindo em 14,5% na pegada de carbono global

. Redução de 8,4% da pegada ecológica de produtos florestais

. Diminuição de 9,3% na pegada ecológica da humanidade desde 1º de janeiro de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Akatu.

Quem mora em grandes cidades também notou as ruas mais silenciosas e pode ouvir o canto dos pássaros. Ou seja, a pandemia acabou mostrando que podemos recuperar o equilíbrio da biodiversidade e reduzir nossa pegada ecológica com hábitos de consumo mais conscientes, o que vai acabar exigindo responsabilidade ambiental das indústrias. Comece ainda hoje a fazer mudanças que empurrem, a cada ano, o Dia da Sobrecarga da Terra mais para frente, dessa vez, em consequência de atitudes de respeito ao planeta. 

. Reduza o consumo da carne. A pecuária é responsável por cerca de 9% das emissões de gases de efeito estufa. Só no Brasil, 1 kg de carne bovina envolve a emissão de 335 kg de CO2, o equivalente às emissões geradas ao dirigir um carro médio por 1.600 Km, segundo dados da Sociedade Vegetariana Brasileira. Aderir a Segunda Sem Carne é um bom exercício.

. Evite plásticos. Presente em diversos momentos do nosso dia, o material é extremamente prejudicial à natureza. Atualmente, o plástico representa cerca de 80% de todo o lixo gerado no mar, além de demorar mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente. Tenha seu kit sustentável com ecobag, copinho, talheres reutilizáveis e o que outros utensílios necessários no seu dia. Evite embalagens à toa e, quando forem imprescindíveis, prefira as biodegradáveis ou retornáveis

. Reduza, Recicle e Reutilize. Evite resíduos desnecessários, como panfletos, papéis e plásticos descartáveis. Faça upcycle e use a criatividade para reutilizar materiais que você já tem em casa. Por fim, destine corretamente seu lixo. Procure cooperativas de reciclagem em sua região e ainda ajude catadores que vivem deste trabalho. 

. Diminua o desperdício de alimentos. Use os legumes, as verduras e frutas por inteiro. Existem várias receitas que você pode fazer com cascas e talos. E, quando não for possível, coloque esses resíduos na composteira

. Compre apenas o necessário. Essa sugestão vale para tudo, mas principalmente para roupas. Se questione antes de comprar. É mesmo necessário? Estou precisando disso? Caso a resposta seja sim, procure um produtor artesanal, compre de quem está por perto e  sempre dê preferência para marcas com responsabilidade socioambiental. 

. Faça parte de projetos que cuidam da natureza. Existem inúmeras ONGs que exercem lindos trabalhos pelo meio ambiente e você pode fazer a sua parte com uma contribuição mensal ou pontual. Para conhecer algumas delas, é só clicar aqui

. Dissemine informações. Leve seus hábitos sustentáveis a outras pessoas e influencie-as a um consumo mais consciente.