DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

DESEQUILÍBRIO DO CLIMA NO PLANETA: VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESSE CENÁRIO

Adotar hábitos de consumo mais consciente é um bom começo


Eliane Contreras | Mar 16, 2021

As mudanças climáticas estão entre os maiores desafios do momento atual, já que os impactos, que afetam desde a produção de alimentos até a elevação do nível do mar, aumentando o perigo de inundações catastróficas, vêm desestabilizando o meio ambiente e a sociedade de maneira global, sem precedentes.

Todos nós temos participação nisso, sabia? Praticamente todas as atividades humanas resultam na produção e liberação de gases de efeito estufa. Os combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, por exemplo, liberam dióxido de carbono (CO2). O uso de equipamentos de refrigeração e climatização não fica muito atrás, já que a maioria deles lança hidrofluorcarbonetos (HFCs).

Vários outros poluentes provocam impacto sobre o clima no planeta. O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, comemorado hoje, 16 de março, foi criado para estimular a população a refletir sobre seus hábitos de consumo e, a partir disso, cobrar mudanças também da indústria. Estabelecida pela lei nº12.533/2011, a data tem relação com a abertura, em 1998, do processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto, tratado internacional articulado para levar países desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa, especialmente CO2.

Impactos e soluções

Hoje, o desmatamento é considerado um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global. Isso acontece porque as árvores capturam o CO2 do ar e, consequentemente, aumentam sua qualidade. Outras atividades que agravam o problema quase na mesma proporção: queima de combustíveis fósseis nos meios de transporte e na geração de energia. E os reflexos das mudanças climáticas (temperaturas extremas, tempestades ou secas vigorosas, desgaste e empobrecimento do solo, elevação do nível do mar e derretimento de geleiras) são cada vez mais frequentes e preocupantes. Todo esse desequilíbrio ambiental somado à baixa cobertura vegetal, em função da agropecuária (o consumo de carne tem muito a ver com as mudanças climáticas), traz outro prejuízo: a extinção de espécies da fauna e da flora.

Apesar de parecer uma gota no oceano, o consumo consciente pode contribuir muito para reverter este cenário. É fácil e você pode começar já adotando estes dois hábitos no seu dia a dia:

1. Antes de adquirir qualquer coisa (roupa, eletrônico e até alimento), pense se você realmente precisa do que está pensando em comprar.

2. Você refletiu e precisa mesmo! Então dê preferência por produtos e serviços mais sustentáveis. Como saber: procure pelos selos de certificação de Empresa B, embalagem reciclável, produção com baixo CO2, cruelty-free, plant-based, vegano, por exemplo; ou rastreie na internet o comprometimento sócio-ambiental da marca.