casa sustentável

DECORAÇÃO DESCOLADA E CONSCIENTE

Saiba em quais materiais investir para uma casa mais sustentável


Gabriella Major | Sep 30, 2020

Hábitos conscientes vão além da alimentação: o mobiliário e a decoração da sua casa também podem contribuir para a preservação do meio ambiente, mas é preciso um olhar atento na hora da compra. Opte por materiais que não provocam danos à natureza, como bambu e vime – são materiais ecológicos de fácil reposição e decomposição no meio ambiente. As fibras naturais ainda deixam o ambiente mais leve e aconchegante. 

MATERIAIS PARA MÓVEIS 

Bambu. Duráveis, resistentes à água e leves, os móveis de bambu são opções eco-friendly e, que dependendo do design, combinam muito bem com uma decoração urban jungle (inclui plantas e outros elementos ligados à natureza). O fato de crescer de forma sustentável, sem a necessidade de fertilizantes, pesticidas e muita água, o bambu é uma planta que contribui para a preservação do solo e meio ambiente. Além disso, libera 35% mais oxigênio que outras árvores e é mais estável do que as madeiras tradicionais como o carvalho. 

Vime. A técnica de trançar a fibra natural de vime é usada desde o Egito Antigo e pode ser aplicado na sua casa. É uma matéria-prima natural e sustentável que dá vida a lindos móveis e objetos de decoração. Comparado ao bambu, o cultivo do vime é ainda mais rápido, já que cresce com muita facilidade. 

Madeira. É considerada alternativa ecológica quando proveniente de demolição (reciclada de outras madeiras) ou reflorestamento (as árvores são extraídas e novas são plantadas no mesmo local). Na hora da compra, procure pelo selo de madeira certificada – ele garante que houve extração sustentável e compensação ambiental, ou seja, reflorestamento do local onde a árvore foi retirada. A madeira tem a vantagem de durar muito. Por isso, em vez de se desfazer de um móvel, reforme. Aliás, você pode redecorar todos os ambientes reutilizando o que já tem em casa – então, use a criatividade e mãos à obra.

DICAS SUSTENTÁVEIS PARA DECORAÇÃO

Vai comprar peças novas? Separamos algumas sugestões que servem de inspiração

Prefira tecidos vegano no lugar do couro. Hoje existe couro de casca da maçã, cacto e até kombucha (na verdade, o "couro" é feito a partir do scoby, colônia de bactérias usada para fermentar a bebida). Saiba mais sobre os couros vegetais clicando aqui

Substitua lã, seda, veludo, camurça ou casimira por fibra 100% natural. Prefira tapetes, mantas e estofados feitos de fibras naturais ou materiais que não sejam de origem animal, como nylon, poliéster, algodão e linho. Verifique as informações contidas na etiqueta – é obrigatório a empresa informar o origem de todo material utilizado na confecção da peça.  

No lugar de granito, use vidro reciclável. A extração do granito destrói reservas florestais e prejudica o solo. Além disso, o descarte gera entulhos e, se feito incorretamente, provoca o acúmulo de sedimentos em rios e lagoas. A sugestão de revestimento sustentável em banheiros e cozinhas, é a pastilha feita de vidro reciclável: é resistente, moderna e não agride o meio ambiente.

ARTIGOS RELACIONADOS

6 utensílios de cozinha eco-friendly

7 utensílios para um banheiro "verde"