RECICLAGEM

COMO SEPARAR O LIXO CORRETAMENTE

SAIBA EM QUAL LIXEIRA COLOCAR OS RESÍDUOS


Helen Almeida | Oct 25, 2019

Por mais que esteja empenhado em descartar seu lixo da forma correta, você pode ter dúvida em qual lixeira da coleta seletiva colocar determinados materiais. Quer ver só: em qual delas você coloca rolha; e cotonete? Já indicamos aqui o destino correto de alguns itens, mas a lista ainda é grande. Por isso, sempre voltaremos com mais dicas sobre o tema.

A lista de hoje, inclui os seguintes itens:

ROLHA DE VINHO

Muita gente adora beber um vinhozinho, mas fica sem saber a forma correta de descartar a rolha da garrafa. Em países como os EUA, existem empresas que recolhem e reciclam esse tipo de material. Mas, infelizmente, no Brasil isso ainda não acontece – ou seja, nem adianta colocar a rolha na coleta seletiva. Mas você pode usar a rolha para criar um painel de fotos a partir da técnica upcycling ou colocá-la na composteira para que vire adubo para suas plantas. 

COTONETE

Por ser feito de plástico, o cotonete pode ser reciclado. Mas, antes de colocar a haste no lixo específico para esse tipo de material, as pontas de algodão devem ser removidas.  

RESTO DE COSMÉTICOS

O que fazer com o batom vencido ou aquele rímel que você não usa mais? Cada produto tem sua forma de descarte. O resíduo dos cosméticos líquidos (exceto esmalte e removedor de unha) pode ser descartado no ralo ou no vaso sanitário, desde que em pequena quantidade para não alterar a qualidade do esgoto. Nunca deve ser descartado diretamente na natureza. No caso de esmalte e removedor de unha, o correto é verificar se a própria marca faz o recolhimento. Já os cosméticos sólidos e pastosos (hidratantes e batons) podem ser descartados no lixo comum, não reciclável. Eles serão enviados a um  aterro sanitário.

EMBALAGEM DE COSMÉTICOS

O melhor destino para essas embalagens, geralmente de plástico, é na lixeira específica para esse tipo de material. Caso misture plástico e vidro, por exemplo, avalie qual deles está presente em maior quantidade e, então, descarte no latão direcionado para ele. 

ÓLEO DE COZINHA

Virgem, bruto ou extravirgem, o óleo pode ser reciclado, mas não é muito simples. A dica é você ir armazenando o óleo usado em garrafa PET e, quando atingir um bom volume, levar até uma ONG ou empresa especializadas nesse tipo de coleta. Importante: em hipótese alguma, o óleo deve ser jogado no ralo da pia, no vaso sanitário ou diretamente na natureza.