Por mais que esteja empenhado em descartar seu lixo da forma correta, você pode ter dúvida em qual lixeira da coleta seletiva colocar determinados materiais. Quer ver só: em qual delas você coloca rolha; e cotonete? Já indicamos aqui o destino correto de alguns itens, mas a lista ainda é grande. Por isso, sempre voltaremos com mais dicas sobre o tema.
A lista de hoje, inclui os seguintes itens:
ROLHA DE VINHO
Muita gente adora beber um vinhozinho, mas fica sem saber a forma correta de descartar a rolha da garrafa. Em países como os EUA, existem empresas que recolhem e reciclam esse tipo de material. Mas, infelizmente, no Brasil isso ainda não acontece – ou seja, nem adianta colocar a rolha na coleta seletiva. Mas você pode usar a rolha para criar um painel de fotos a partir da técnica upcycling ou colocá-la na composteira para que vire adubo para suas plantas.
COTONETE
Por ser feito de plástico, o cotonete pode ser reciclado. Mas, antes de colocar a haste no lixo específico para esse tipo de material, as pontas de algodão devem ser removidas.
RESTO DE COSMÉTICOS
O que fazer com o batom vencido ou aquele rímel que você não usa mais? Cada produto tem sua forma de descarte. O resíduo dos cosméticos líquidos (exceto esmalte e removedor de unha) pode ser descartado no ralo ou no vaso sanitário, desde que em pequena quantidade para não alterar a qualidade do esgoto. Nunca deve ser descartado diretamente na natureza. No caso de esmalte e removedor de unha, o correto é verificar se a própria marca faz o recolhimento. Já os cosméticos sólidos e pastosos (hidratantes e batons) podem ser descartados no lixo comum, não reciclável. Eles serão enviados a um aterro sanitário.
EMBALAGEM DE COSMÉTICOS
O melhor destino para essas embalagens, geralmente de plástico, é na lixeira específica para esse tipo de material. Caso misture plástico e vidro, por exemplo, avalie qual deles está presente em maior quantidade e, então, descarte no latão direcionado para ele.
ÓLEO DE COZINHA
Virgem, bruto ou extravirgem, o óleo pode ser reciclado, mas não é muito simples. A dica é você ir armazenando o óleo usado em garrafa PET e, quando atingir um bom volume, levar até uma ONG ou empresa especializadas nesse tipo de coleta. Importante: em hipótese alguma, o óleo deve ser jogado no ralo da pia, no vaso sanitário ou diretamente na natureza.