EMBALAGENS E DESCARTÁVEIS FEITOS COM BAGAÇO DE CANA E MANDIOCA

CONHEÇA EMPRESAS SUSTENTÁVEIS NA ÁSIA E AQUI


Helen Almeida | Jan 15, 2019

Já imaginou uma sacolinha plástica feita sem plástico, a base de amido de mandioca e que é totalmente biodegradável? Um copo elaborado a partir de amido de milho? E embalagens produzidas a partir de bagaço de cana-de-açúcar? Pode parecer impossível, mas esses produtos já existem e são produzidos pela marca indonésia, Avani Eco. A empresa produz embalagens ecologicamente corretas e vão desde sacolas de compras, embalagens de alimentos e bebidas até comodidades de hotel.

Fundada em 2014, a Avani afirma ter como objetivo usar a tecnologia para trazer soluções para o combate do que chamam de epidemia global de plásticos. Sua missão é substituir os plásticos descartáveis que, como se sabe, podem levar até milhares de anos para se decompor. Além da Indonésia, seus produtos estão disponíveis em vários outros países da Ásia.

“Como fornecedora líder do Sudeste Asiático de embalagens alternativas baseadas em recursos renováveis, nos esforçamos para contribuir para enfrentar os desafios ambientais, fornecendo uma ampla variedade de opções alternativas a uma variedade de setores e ajudando as empresas a concretizar seu compromisso com a sustentabilidade. ”

Pesquisas apontam que aproximadamente 8 milhões de toneladas de lixo plástico vão parar nos oceanos anualmente. De acordo com o secretário geral da ONU, o mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais. A empresa Avani vai na contramão desse processo e deve servir de exemplo. De acordo com a marca, todos os seus produtos são feitos a partir de recursos renováveis e certificados como biodegradáveis e compostáveis.

Anualmente, estima-se que 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo. Logo, não é à toa que o produto mais conhecido da marca é a sacolinha feita a partir do amido da mandioca. Se descartada na natureza, em alguns meses desaparece. Ainda assim, é resistente à chuva e outros imprevistos. Elas são uma alternativa sustentável as sacolas plásticas a base de petróleo.

E O BRASIL?

Ainda que os produtos da Avani não estejam disponíveis por aqui, já temos também iniciativas de embalagens sustentáveis. A CBPak Tecnologia, empresa cariosa, produz copos e bandejas compostáveis também a partir de amido de mandioca. As embalagens biodegradáveis se tornam adubos orgânicos em apenas dois meses. Apesar de pouco conhecidos, os produtos já estão desde 2012 no mercado e já são produzidas quase 2 milhões de peças mensalmente. Confira alguns deles aqui

A existência de possibilidades ambientalmente corretas para o problema da poluição por excesso de plástico é fundamental para que mais empresas ao redor do mundo invistam em alternativas menos poluentes e que os consumidores confiem nelas para aderirem as substituições.