SUSTENTABILIDADE

BOA IDEIA: LIXO MARINHO VIRA MOBILIÁRIO

PROJETO DA L’ORÉAL JÁ RETIROU 300 KG DE RESíDUOS DO OCEANO


Helen Almeida | Oct 28, 2019

A divisão de produtos profissionais da marca L’Oréal criou um projeto em parceria com salões de beleza que envolve o upcycling, técnica que reaproveita materiais descartados para a criação de novos objetos. A ideia foi colocada em prática inicialmente na cidade do Rio de Janeiro, onde já foram resgatados do oceano mais de 300 kg de madeira, cobre e vidro – materiais que, juntos, levariam mais de 4 mil anos para se decompor na natureza – e transformados em mobiliários sustentáveis, como bancadas, cadeiras, aparadores para os salões. No Rio, o primeiro salão a ser beneficiado com a iniciativa foi o Care Body & Soul, em Ipanema.

O projeto será expandido para outras capitais do Brasil. “Trabalharemos no sentido de reaproveitar materiais regionais e, assim, fazermos algo pelo meio ambiente e pela comunidade local”, explica Rafael Alo, diretor de Retatil Sustentabilidade da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal. O objetivo é contribuir para a redução do lixo jogado no meio ambiente. “É nosso compromisso também apoiarmos e conscientizarmos nossos clientes a terem um papel mais sustentável”, explica Rafael.

As ações em prol da natureza, organizadas por grandes empresas como a L’Oreal, têm crescido bastante nos últimos anos e inspirado mais empresas a fazerem o mesmo. Cada um de nós também pode fazer sua parte: vale a pena procurarmos informações sobre os programas de reciclagem para direcionarmos o que temos em casa e já não queremos mais. Assim, evitamos sobrecarregar o meio ambiente.