BITUCA POLUI

BITUCAS VIRAM PRANCHAS DE SURFE

Ação reduz pontas de cigarro nas ruas, praias e oceanos


Eliane Contreras | Oct 09, 2019

Todos os dias, um mar de bitucas é formado nas ruas das nossas cidades – um cenário caótico criado pelo hábito que 60% dos brasileiros fumantes têm de jogar essa parte do cigarro no chão, segundo uma pesquisa da organização Mundo Sem Bitucas. O pior é que esse lixo não desaparece com facilidade: pode demorar até cinco anos para se decompor na natureza. Enquanto isso, suja a paisagem, entope os bueiros, polui a areia das praias e o fundo dos oceanos comprometendo o ecossistema marinho.   

Imagem: The Cigarette Board

Com o objetivo de conscientizar os fumantes para a importância do descarte correto das bitucas, o santista Felipe Árias colocou em ação o projeto de transformar esse material em pranchas de surfe. A coleta está sendo feita em um reservatório instalado no bar paulistano La Mar, em Pinheiros, do qual Felipe é fundador. “Nossos clientes aceitaram a ação de uma forma incrível. Em apenas um fim de semana, conseguimos reunir mais de mil pontas", conta Felipe, fundador do Lar Mar. A cada três mil bitucas reunidas alí, uma prancha será confeccionada pelo shaper Neco Carbone, de São Paulo. A previsão é de que a primeira fique pronta no começo de novembro, mas não será vendida. 

PROJETO SOLIDÁRIO 

Todas as pranchas de bitucas serão doadas para escolinhas de surfe para crianças carentes de Santos e do Guarujá, litoral de São Paulo. E o projeto não tem data para terminar. Questionado sobre a durabilidade do equipamento, Neco afirma: “Será a mesma de uma prancha normal, depende do uso e do cuidado”. Construída da maneira convencional, com poliuretano, a prancha terá um buraco central ao longo de toda a superfície onde as bitucas serão depositadas e, depois, recobertas com fibra de vidro transparente. 

Imagem: The Cigarette Board

Como será o descarte da prancha, caso quebre ou fique obsoleta? “A prancha não terá descarte. Ela sempre tem conserto e, quando não estiver mais boa para o surfe, pode virar objeto de decoração; ser transformada em uma mesa, prateleira ou um banco”, sugere o shaper. Mais uma vez, a natureza agradece. 

INSPIRAÇÃO CALIFORNIANA

A iniciativa da ação no Brasil foi inspirada no projeto Cigarette Board, do designer industrial Taylor Lane. Ele precisou de quase 200 horas de trabalho para criar o protótipo da primeira prancha de surfe com bitucas, vencedora do prêmio Upcycling Award. Desde então, a Cigarette Board tem inspirado outros projetos similares no mundo todo. Um dos embaixadores do projeto do designer americano foi o músico Jack Johnson, que testou uma das pranchas feita com quatro mil bitucas encontradas nas praias da Califórnia. 

Assista o vídeo

60 MILHÕES DE BITUCAS  

De acordo com a Ocean Conservancy, ONG envolvida em mutirões de limpeza de praias, as bitucas são os itens mais encontrados em suas ações. Estima-se que, nos últimos 30 anos, cerca de 60 milhões de unidades foram recolhidas dos oceanos.